Taxa de geração de resíduos da construção civil em edificações na cidade de João Pessoa

Autores

  • Ricardo Vasconcelos Gomes da Costa Universidade Federal da Paraíba. Programa de Pós-graduação em Engenharia Urbana e Ambiental.
  • Gilson Barbosa Athayde Júnior Universidade Federal da Paraíba. Departamento de Engenharia Civil e Ambiental. Programa de Pós-graduação em Engenharia Urbana e Ambiental.
  • Mariana Moreira de Oliveira Universidade Federal da Paraíba. Departamento de Engenharia Civil e Ambiental.

Palavras-chave:

RCC, taxa de geração, quantificação

Resumo

O objetivo deste trabalho foi determinar a quantidade de resíduos da construção civil (RCC) em função da área construída da edificação, para efetuar acompanhamento e fiscalização mais eficazes da geração e destinação final em dada obra. Foi escolhida uma amostra representativa das edificações em fase de construção na cidade de João Pessoa. Uma ficha para coleta das características e acompanhamento de volume de RCC descartado ao longo do cronograma de execução da construção foi fornecida aos gestores das edificações; a partir do volume descartado pelas construtoras, determinou-se a massa de RCC gerado em cada obra utilizando uma massa unitária de 1.025 kg m-³. Os resultados indicaram uma taxa média de geração de RCC classe A de 86,27 kg m-². Ainda para os RCC classe A, foram definidos os limites inferior e superior com 90% de confiança para a taxa de geração: 62,31 e 136,02 kg m-² respectivamente. A partir desses valores, o controle da geração e disposição de RCC pode ser realizado pelos órgãos competentes, dando o indicativo de quais obras podem estar infringindo a legislação vigente no tocante à destinação de tais resíduos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Vasconcelos Gomes da Costa, Universidade Federal da Paraíba. Programa de Pós-graduação em Engenharia Urbana e Ambiental.

Engenheiro Civil pela UFPB. Mestrando em Engenharia Urbana e Ambiental (UFPB)

Gilson Barbosa Athayde Júnior, Universidade Federal da Paraíba. Departamento de Engenharia Civil e Ambiental. Programa de Pós-graduação em Engenharia Urbana e Ambiental.

Graduado em Engenharia Civil pela UFPB. Doutor em Engenharia Civil (sub-área Saneamento) pela University of Leeds - Reino Unido.

Mariana Moreira de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba. Departamento de Engenharia Civil e Ambiental.

Graduanda em Engenharia Ambiental (UFPB)

Downloads

Publicado

04.01.2014

Como Citar

COSTA, Ricardo Vasconcelos Gomes da; ATHAYDE JÚNIOR, Gilson Barbosa; OLIVEIRA, Mariana Moreira de. Taxa de geração de resíduos da construção civil em edificações na cidade de João Pessoa. Ambiente Construído, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 127–137, 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/26702. Acesso em: 11 ago. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.