Poluição difusa urbana por compostos inorgânicos: avaliação da contribuição dos componentes do amianto presente nas telhas de fibrocimento e nos freios de veículos

Autores

  • Ellen Mayara Sottoriva PUCPR
  • Carlos Mello Garcias PUCPR

Palavras-chave:

Poluição difusa, Amianto, Telhas de fibrocimento, Rio Belém

Resumo

A poluição difusa é caracterizada por impurezas de origem natural ou antrópica. Pela chuva as partículas são carreadas para os corpos hídricos. A quantificação e a caracterização dessa fonte poluidora são dificultadas pela dispersão das partículas nas águas. O amianto é um conjunto de minerais compostos basicamente de silicato de magnésio hidratado, está presente em diversos produtos brasileiros e é considerado altamente cancerígeno em qualquer de suas formas. O presente trabalho consistiu na avaliação da contribuição do mineral nas telhas de fibrocimento e nos freios dos veículos mais antigos na poluição difusa. O estudo foi realizado na Bacia do Rio Belém, onde foram determinados oito pontos amostrais, sendo quatro pontos para a análise do fluxo de veículos e quatro para as coberturas com telhados. Nos resultados não foi possível identificar a concentração das partículas nas águas do rio, sendo sugerido que os procedimentos utilizados não sejam os únicos, mas sim complementados com análises mais específicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ellen Mayara Sottoriva, PUCPR

Carlos Mello Garcias, PUCPR

Downloads

Publicado

13.06.2011

Como Citar

SOTTORIVA, E. M.; GARCIAS, C. M. Poluição difusa urbana por compostos inorgânicos: avaliação da contribuição dos componentes do amianto presente nas telhas de fibrocimento e nos freios de veículos. Ambiente Construído, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 89–97, 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/16857. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos