Análise do consumo de água em canteiros de obra na cidade de Joinville, SC
Palavras-chave:
Consumo de Água, Canteiros de Obra, Indicadores, Fatores de InfluênciaResumo
Este artigo buscou estimar o consumo de água e analisar a relação deste com as características de 19 canteiros de obra na cidade de Joinville, Santa Catarina. Para as variáveis quantitativas, foram realizadas análises gráficas e estatísticas, com a elaboração de gráficos de dispersão e cálculo dos coeficientes de correlação de Pearson e de Spearman. Para as variáveis categóricas, foram construídos gráficos de caixa, além da aplicação de testes estatísticos t de Student, U de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis. As variáveis quantitativas abrangem a área total construída, número de pavimentos e de unidades habitacionais e tempo de obra, entre outras. Características construtivas, atraso na obra e ações para o uso racional de água são algumas das variáveis qualitativas do estudo. Como resultado, os indicadores de consumo obtidos variaram entre 0,1072 e 0,5935 m³/m². A variável tempo de obra (em meses) apresentou correlação linear positiva moderada com o consumo de água por área. Para a variável relacionada à utilização de algum sistema pré-fabricado, a diferença entre as médias dos indicadores de consumo para as obras que utilizaram (0,3511 m³/m²) e para as que não utilizaram (0,2319 m³/m²) foi estatisticamente significativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621