Otimização de pilares de madeira de acordo com restrições da NBR 7190:2022
Palavras-chave:
estruturas de madeira, pilares, Otimização estruturalResumo
Este trabalho visa aplicar a otimização estrutural em pilares de madeira conforme a norma NBR 7190-1 (ABNT, 2022), buscando resultados precisos no dimensionamento. Para isso, foi desenvolvida uma rotina em Python para determinar a seção transversal e o volume dos pilares, considerando as restrições normativas. Esses cálculos, onde os momentos fletores e esforços normais são analisados, fundamentarão estudos paramétricos sobre o comportamento da massa do material em diferentes condições, como a espécie da madeira e a variação do comprimento. A rotina identifica os parâmetros a serem otimizados e aplica as fórmulas normativas para verificar a condição estrutural, analisando variáveis como esbeltez máxima, esbeltez relativa e tensão máxima de flexocompressão. A otimização fornece os valores ótimos para a seção transversal e o volume do pilar, o que significa que esses valores obtidos para a seção transversal são aqueles que minimizam o volume matematicamente, respeitando as restrições normativas impostas. Verifica-se que, na maioria dos casos, a massa aumenta com a variação de incrementos nos parâmetros estudados, resultando em seções de pilares mais robustas e resistentes a maiores esforços e carregamentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621