Potencialidade das matérias-primas argilosas extraídas do município de Russas, CE
análises químicas, térmicas e tecnológicas
Palavras-chave:
Cerâmica vermelha, APL de Cerâmica Vermelha de Russas, ArgilaResumo
A indústria de cerâmica vermelha movimenta a economia do Baixo Jaguaribe cearense, em especial o Arranjo Produtivo Local da Cerâmica Vermelha de Russas. Matérias-primas abundantes, baixos custos e ampla capacidade produtiva caracterizam esta indústria. Este estudo examina os materiais argilosos utilizados nas cerâmicas locais, avaliando suas propriedades e condições de processamento, a fim de confirmar sua potencialidade na indústria cerâmica. As características químicas, térmicas e tecnológicas foram investigadas usando diversas técnicas, incluindo espectroscopia de energia dispersiva (EDS), microscopia eletrônica de varredura (MEV) e análise termogravimétrica/ térmica diferencial (TG/DTA). Os dados obtidos apontam altos níveis de sílica, alumina e óxido de ferro, que conferem a tonalidade vermelha, juntamente com óxidos fundentes, que tendem a reduzir a refratariedade. Os resultados corroboram a adequação desses materiais para produtos cerâmicos, particularmente aos submetidos ao processo de extrusão, com aplicações industriais voltadas para telhas e tijolos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621