Potencialidade das matérias-primas argilosas extraídas do município de Russas, CE

análises químicas, térmicas e tecnológicas

Autores

Palavras-chave:

Cerâmica vermelha, APL de Cerâmica Vermelha de Russas, Argila

Resumo

A indústria de cerâmica vermelha movimenta a economia do Baixo Jaguaribe cearense, em especial o Arranjo Produtivo Local da Cerâmica Vermelha de Russas. Matérias-primas abundantes, baixos custos e ampla capacidade produtiva caracterizam esta indústria. Este estudo examina os materiais argilosos utilizados nas cerâmicas locais, avaliando suas propriedades e condições de processamento, a fim de confirmar sua potencialidade na indústria cerâmica. As características químicas, térmicas e tecnológicas foram investigadas usando diversas técnicas, incluindo espectroscopia de energia dispersiva (EDS), microscopia eletrônica de varredura (MEV) e análise termogravimétrica/ térmica diferencial (TG/DTA). Os dados obtidos apontam altos níveis de sílica, alumina e óxido de ferro, que conferem a tonalidade vermelha, juntamente com óxidos fundentes, que tendem a reduzir a refratariedade. Os resultados corroboram a adequação desses materiais para produtos cerâmicos, particularmente aos submetidos ao processo de extrusão, com aplicações industriais voltadas para telhas e tijolos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaella Cavalcante Regis, Universidade federal do Ceará

Técnica em Edificações pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2014). Técnica em Segurança do Trabalho pelo SENAI Ítalo Bologna (2014). Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará Campus Russas (2021). Atualmente é mestranda no Programa de Pós Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais, bolsista FUNCAP, com foco em propriedades físicas e mecânicas de materiais cerâmicos.  Atua como pesquisadora no projeto do CNPq/CT – Mineral nº28/2022 intitulado como “Melhoramento e valorização de produtos cerâmicos do APL Cerâmica Vermelha do Baixo Jaguaribe/CE”. 

Kéren Pereira Lima, Universidade Federal do Ceará

Possui técnico em Edificações pela EEEP Avelino Magalhães. Graduanda em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará, Campus Russas. Atua como pesquisadora no projeto do CNPq/CT – Mineral nº28/2022 intitulado como “Melhoramento e valorização de produtos cerâmicos do APL Cerâmica Vermelha do Baixo Jaguaribe/CE”.

Elisson Bezerra de Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Graduando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Ceará, Campus Russas. Participou como Vice-presidente do Centro Acadêmico de Engenharia de Produção e Gerente de Projetos na Empresa Júnior Inovale. Exerce a função de Diretor Nordeste e Diretor de Núcleos na Associação Brasileira de Engenharia de Produção Jovem. Atua como pesquisador no projeto de pesquisa em Engenharia e Ciências dos Materiais na Universidade Federal do Ceará.

Rogério Cavalcante Regis

Graduado em Tecnólogo em Eletromecânica pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (2008). Técnico em Mecânica Industrial pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2015). Especialista em Ciências e Engenharia de Materiais pela Faculdade do Leste Mineiro (2023). Especialista em Energias Renováveis pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2024). Atua como Técnico de Laboratório/Área Física na Universidade Federal do Ceará, Campus Russas.

Cândido Jorge de Sousa Lobo

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (2005). Mestrado em Engenharia e Ciência de Materiais pela Universidade Federal do Ceará (2009). Doutorado em Engenharia e Ciência de Materiais pela Universidade Federal do Ceará (2014). Atualmente é professor Associado I nos cursos de Engenharia Civil, Mecânica e Produção da Universidade Federal do Ceará Campus Russas. Candidato escolhido na consulta para liderar a direção do campus da UFC em Russas no quadriênio 2023-2027. Foi coordenador do curso de Engenharia Mecânica durante os anos de 2020 a 2022. Atua como pesquisador no projeto do CNPq/CT – Mineral nº28/2022 intitulado como “Melhoramento e valorização de produtos cerâmicos do APL Cerâmica Vermelha do Baixo Jaguaribe/CE”.

Antônio Eduardo Bezerra Cabral, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1997), mestrado em Engenharia Civil (Construção Civil) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000), doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (2007), com estágio no exterior (Universiy of Technology, Sydney - Austrália) e estágio de pós-doutorado na Universitat Politècnica de Catalunya (UPC-Barcelona, Espanha, 2012). Atualmente é professor Associado III do Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil (DEECC) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua no ensino de graduação em Engenharia Civil e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Estruturas e Construção Civil (PEC) da UFC, além de participar e coordenar vários projetos de pesquisa e de extensão. Atua como pesquisador no projeto do CNPq/CT – Mineral nº28/2022 intitulado como “Melhoramento e valorização de produtos cerâmicos do APL Cerâmica Vermelha do Baixo Jaguaribe/CE”.

Ricardo Emílio Ferreira Quevedo Nogueira, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (1985), Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (1988) e é DPhil em Tecnologia de Materiais pela Brunel University, Inglaterra (1992). Foi bolsista DCR, depois PQ e DT do CNPq, Conselheiro do CREA-CE, Chefe e Vice-Chefe do Departamento de Engenharia Mecânica da UFC, Coordenador e Vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais da UFC. Coordena o Laboratório de Materiais Cerâmicos do Dep. de Enga Metalúrgica e de Materiais da UFC. É membro do NDE do curso de graduação em Engenharia Metalúrgica da UFC, da Coordenação do Curso de Graduação em Engenharia Mecânica da UFC e da Banca Avaliadora Especial do CT-UFC para Professores Associados. Atua como pesquisador no projeto do CNPq/CT – Mineral nº28/2022 intitulado como “Melhoramento e valorização de produtos cerâmicos do APL Cerâmica Vermelha do Baixo Jaguaribe/CE”.

Downloads

Publicado

26.02.2025

Como Citar

REGIS, Rafaella Cavalcante; LIMA, Kéren Pereira; OLIVEIRA, Elisson Bezerra de; REGIS, Rogério Cavalcante; LOBO, Cândido Jorge de Sousa; CABRAL, Antônio Eduardo Bezerra; NOGUEIRA, Ricardo Emílio Ferreira Quevedo. Potencialidade das matérias-primas argilosas extraídas do município de Russas, CE: análises químicas, térmicas e tecnológicas. Ambiente Construído, [S. l.], v. 25, 2025. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/138859. Acesso em: 27 ago. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.