Comportamento no estado fresco e no estado endurecido de pastas de cimentos álcali-ativados de cinza volante e de cinza pesada e suas características microestruturais

Autores

Palavras-chave:

Materiais álcali-ativados, Ligantes alternativos, Cinza volante, Cinza pesada, Pastas cimentícias

Resumo

A cinza volante é um dos principais precursores para cimentos álcali-ativados. Contudo, o uso combinado de cinza volante e cinza pesada não é comum e são poucas as informações disponíveis. Portanto, o foco deste artigo é investigar as propriedades no estado fresco e no estado endurecido de pastas álcali-ativadas com adição de cinza volante e cinza pesada. No estado fresco foram avaliados o tempo de pega, a fluidez e a plasticidade. No estado endurecido foram avaliadas propriedades mecânicas, químicas e microestruturais.  Os resultados indicam que a incorporação de cinza pesada em até 50% melhora a trabalhabilidade das pastas, além de atuar como retardador de pega. A resistência mecânica tende a diminuir com o aumento do teor de cinza pesada. Contudo, a pasta contendo 100% de cinza pesada alcançou 14,4 MPa, indicando potencial de aplicação. O gel N-A-S-H foi identificado nas análises químicas e microestruturais como principal produto de reação. De modo geral, a mistura à base de cinza pesada e cinza volante tem potencial para a álcali-ativação, portanto, pode-se obter uma maior valorização desses subprodutos, principalmente da cinza pesada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heloina Nogueira Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Engenheira Civil mestre em engenharia Civil: construção civil(UFC) e doutoranda em engenharia e ciência de materiais (UFC). Professora da Universidade Federal do Ceará -campus de Crateús

Raquel Argonz, Universidade Federal do Ceará

Doutora em engenharia mecânica - colaboradora do Programa de Pós-graduação em Engenharia e Ciência de Materiais.

Antônio Eduardo Bezerra Cabral, Universidade Federal do Ceará

Professor doutor, Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil: Estruturas e construção civil

Ricardo Emílio Ferreira Quevedo Nogueira, Universidade Federal do Ceará

Programa de Pós-graduação em Engenharia e Ciência de Materiais.

Downloads

Publicado

10.06.2023

Como Citar

COSTA, H. N.; ARGONZ, R.; CABRAL, A. E. B.; NOGUEIRA, R. E. F. Q. Comportamento no estado fresco e no estado endurecido de pastas de cimentos álcali-ativados de cinza volante e de cinza pesada e suas características microestruturais. Ambiente Construído, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 203–223, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/122859. Acesso em: 28 nov. 2023.

Edição

Seção

Artigos