Poços de luz estão aptos a iluminar ambientes residenciais?
Discussões normativas
Palavras-chave:
Iluminação natural, Poço de luz, ABNT NBR 12215, ABNT NBR 15575, IluminânciaResumo
Poços de luz em edifícios residenciais representam um contexto com pouca atenção nas análises de iluminação natural. Esse estudo propõe analisar o desempenho de iluminação natural de um espaço residencial com janela voltada para poço de luz visando objetivo de contribuir com a revisão da NBR 15575:2013. O estudo realizou 1.152 análises de desempenho considerando a janela voltada para o poço de luz localizada no 1º e 4º pavimentos de uma edificação de quatro pavimentos. Foram considerados céu claros e intermediários em quatro cidades brasileiras com diferentes latitudes. O método prescritivo e simulação ponto-no-tempo foram aplicados. A solução de iluminação de espaços internos por meio de poços de luz depende fortemente de sua geometria e das condições de iluminância externa da cidade. Poços estreitos mostraram-se inaptos para levar luz suficiente para os ambientes inferiores. O método prescritivo não é capaz de representar adequadamente situações de iluminação natural oriunda exclusivamente de interreflexões de paredes externas. Os níveis intermediários e superiores de desempenho por simulação ponto-no-tempo ou por análises baseadas no clima não foram atendidos no 1º pavimento. Os autores recomendam que situações de cânions urbanos densos e poços de luz sejam cuidadosamente consideradas na análise da revisão da norma.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621