Poços de luz estão aptos a iluminar ambientes residenciais?

Discussões normativas

Autores

Palavras-chave:

Iluminação natural, Poço de luz, ABNT NBR 12215, ABNT NBR 15575, Iluminância

Resumo

Poços de luz em edifícios residenciais representam um contexto com pouca atenção nas análises de iluminação natural. Esse estudo propõe analisar o desempenho de iluminação natural de um espaço residencial com janela voltada para poço de luz visando objetivo de contribuir com a revisão da NBR 15575:2013. O estudo realizou 1.152 análises de desempenho considerando a janela voltada para o poço de luz localizada no 1º e 4º pavimentos de uma edificação de quatro pavimentos. Foram considerados céu claros e intermediários em quatro cidades brasileiras com diferentes latitudes. O método prescritivo e simulação ponto-no-tempo foram aplicados. A solução de iluminação de espaços internos por meio de poços de luz depende fortemente de sua geometria e das condições de iluminância externa da cidade. Poços estreitos mostraram-se inaptos para levar luz suficiente para os ambientes inferiores. O método prescritivo não é capaz de representar adequadamente situações de iluminação natural oriunda exclusivamente de interreflexões de paredes externas. Os níveis intermediários e superiores de desempenho por simulação ponto-no-tempo ou por análises baseadas no clima não foram atendidos no 1º pavimento. Os autores recomendam que situações de cânions urbanos densos e poços de luz sejam cuidadosamente consideradas na análise da revisão da norma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Cristina de Freitas Jorge Abrahão, Universidade Federal de Minas Gerais

Arquiteta urbanista, MD em Arquitetura e Urbanismo, e estudante de Doutorado na UFMG, LEED AP BD+C. Leciona aula de certificações ambientais para edificações, tal como a certificação LEED, no programa de especialização em Sustentabilidade do Ambiente Construído da Escola de Arquitetura da UFMG. Participa do grupo de pesquisa no Laboratorio de Conforto Ambiental da UFMG.Sua área de pesquisa é a eficiência energética rno contexto do ambiente construído do setor residencial do Brazil, correlacionado às questões regionais, econômicas, sociais, desempenho normativo e iluminação natural e artificial.Diretora técnica da Aktiz Arquitetura, empresa especializada em projetos e consultoria de luminotecnia.

Publicado

09.10.2024

Como Citar

ABRAHÃO, K. C. de F. J.; SOUZA, R. V. G.; VELOSO, A. C. de O. Poços de luz estão aptos a iluminar ambientes residenciais? : Discussões normativas. Ambiente Construído, [S. l.], v. 24, 2024. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/138350. Acesso em: 23 abr. 2025.

Edição

Seção

Edição especial: os melhores artigos do ENCAC 2023