Principais barreiras à adoção de telhados verdes
uma revisão de literatura para evitá-las no Brasil
Palavras-chave:
Telhado verde, sustentabilidade, eficiência térmica, redução da poluiçãoResumo
Sistemas de telhados verdes são práticas sustentáveis para reduzir efeitos adversos da urbanização em áreas densas, pois mitigam ilhas de calor urbano, retém águas pluviais e reduzem seu pico de fluxo e escoamento, melhoram a qualidade do ar urbano, absorvem emissões sonoras,aumentam a eficiência térmica e proporcionam um efeito estético agradável. Países como Alemanha, França, China, EUA, Canadá e Japão incentivam a instalação da tecnologia em novas edificações ou pela adaptação de edificações existentes. Contudo, seu uso é pouco difundido em muitos países e regiões em desenvolvimento, como no Brasil. Esta pesquisa visa, por meio de revisão de literatura internacional, analisar as causas que podem dificultar a adoção dos telhados verdes e assim subsidiar a discussão sobre sua aplicação em edificações brasileiras, a partir das experiências observadas em outros países. A pesquisa utilizou parte da metodologia Proknow-C e revelou 19 grandes obstáculos à implantação de telhados verdes, divididos em 4 grupos: (1) barreiras ligadas a aspectos técnicos; de (2) natureza econômica; (3) alusivas à pouca disseminação de conhecimento sobre o assunto e (4) ligadas à abordagem ambiental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621