Influência do modo de operação e parâmetros antropométricos na produtividade autoavaliada em edifícios de escritórios
Palavras-chave:
Produtividade, Modo de operação, Edificações híbridas, Edificações com ar-condicionado central, Gênero, IdadeResumo
O objetivo deste estudo é analisar a influência do modo de operação e de variáveis demográficas e antropométricas na produtividade autoavaliada de usuários de edificações de escritório com sistema de ventilação híbrido e central, em Florianópolis - SC. Os dados demográficos e antropométricos foram coletados por meio de questionários eletrônicos. A influência do modo de operação na produtividade foi analisada por meio de histogramas. Um modelo preditivo foi desenvolvido por meio de regressões lineares e quadráticas para identificar os parâmetros ambientais e demográficos/antropométricos que exercem influência na produtividade. Os resultados mostraram que não houve distinção da influência exercida por edificações híbridas ou com sistema de ar-condicionado central na percepção da produtividade. Apesar de o modelo preditivo não ter apresentado boa capacidade de explicar o desempenho dos usuários, evidenciou correlações estatísticas entre produtividade e temperatura operativa, gênero e idade. Concluiu-se que a percepção de produtividade dos usuários de escritórios é afetada pela configuração dos ambientes no clima subtropical úmido de Florianópolis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621