Influência do modo de operação e parâmetros antropométricos na produtividade autoavaliada em edifícios de escritórios

Autores

Palavras-chave:

Produtividade, Modo de operação, Edificações híbridas, Edificações com ar-condicionado central, Gênero, Idade

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a influência do modo de operação e de variáveis demográficas e antropométricas na produtividade autoavaliada de usuários de edificações de escritório com sistema de ventilação híbrido e central, em Florianópolis - SC. Os dados demográficos e antropométricos foram coletados por meio de questionários eletrônicos. A influência do modo de operação na produtividade foi analisada por meio de histogramas. Um modelo preditivo foi desenvolvido por meio de regressões lineares e quadráticas para identificar os parâmetros ambientais e demográficos/antropométricos que exercem influência na produtividade. Os resultados mostraram que não houve distinção da influência exercida por edificações híbridas ou com sistema de ar-condicionado central na percepção da produtividade. Apesar de o modelo preditivo não ter apresentado boa capacidade de explicar o desempenho dos usuários, evidenciou correlações estatísticas entre produtividade e temperatura operativa, gênero e idade. Concluiu-se que a percepção de produtividade dos usuários de escritórios é afetada pela configuração dos ambientes no clima subtropical úmido de Florianópolis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taylana Piccinini Scolaro, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutoranda na Universidade Federal de Santa Catarina.

Enedir Ghisi , Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia Civil pela Universidade de Leeds. Professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina.

Ricardo Forgiarini Rupp

Doutor em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisador na Universidade Técnica da Dinamarca.

Downloads

Publicado

09.10.2024

Como Citar

REALI , J. P. G.; SCOLARO, T. P.; GHISI , E.; RUPP , R. F. Influência do modo de operação e parâmetros antropométricos na produtividade autoavaliada em edifícios de escritórios. Ambiente Construído, [S. l.], v. 24, 2024. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/134303. Acesso em: 23 abr. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>