Dimensionamento de reservatório para aproveitamento de água de chuva: comparação entre métodos da ABNT NBR 15527/2007 e Decreto Municipal 293/2006 de Curitiba, PR

Autores

  • Stella Maris da Cruz Bezerra Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Priscila de Christan
  • Celimar Azambuja Teixeira Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Khosrow Farahbakhsh Universisty of Guelph

Palavras-chave:

água de chuva, Curitiba, Decreto Municipal Nº293/2006, dimensionamento, NBR 15527, 2007, PURAE

Resumo

Este trabalho apresenta uma comparação entre os métodos de dimensionamento de reservatório de água de chuva propostos na NBR 15527/2007 e no Decreto Municipal 293/2006, de Curitiba-PR. Para esta análise foram selecionadas cinco edificações que possuem sistema de captação e aproveitamento de água de chuva em funcionamento. Os resultados obtidos através dos dois métodos foram discrepantes. A fim de resultarem volumes coerentes com o aproveitamento de água de chuva, as equações do Decreto Municipal 293/2006 merecem uma revisão, para serem incluídas as considerações sobre índice pluviométrico, área de captação e demanda para a água de chuva armazenada. A utilização dos métodos apresentados na NBR 15527/2007 seria facilitada com ajustes de nomenclatura e inclusão de mais informações na apresentação das equações, em função da ambiguidade de denominação das variáveis. A decisão final sobre qual método mais indicado pode ser baseada na comparação dos volumes obtidos e na viabilidade em termos de área disponível e custo de construção do reservatório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stella Maris da Cruz Bezerra, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Engenheira civil, Doutoranda em Engenharia Ambiental (University of Guelph/Canada), Professora do Departamento Acadêmico de Construção Civil (DACOC), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Priscila de Christan

Engenheira de produção civil, Mestranda em engenheira civil (UTFPR)

Celimar Azambuja Teixeira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Engenheira civil, Doutora em Engenharia Hidráulica e Sanitária (Poli/USP), Professora do Departamento Acadêmico de Construção Civil (DACOC), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Khosrow Farahbakhsh, Universisty of Guelph

Engenheiro químico, Doutor em Engenharia Ambiental (University of Alberta/Canada), Professor School of Engineering, University of Guelph

Downloads

Publicado

2010-11-09

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)