Modelo para formação de parcerias na construção civil

Christiane Wagner Mainardes Krainer, Jefferson Augusto Krainer, Ricardo Cataldi, Alfredo Iarozinski Neto, Cezar Augusto Romano

Resumo


O presente artigo tem por objetivo formular um modelo de avaliação da eficiência do relacionamento entre construtoras e fornecedores para a construção de parcerias na cadeia de suprimentos da construção civil. Foram pesquisadas, com adoção do método survey, 100 empresas brasileiras, 50 fornecedoras e 50 construtoras. Os dados foram analisados com a aplicação de técnicas multivariadas (cluster, análise fatorial, correlação de Spearman e regressão linear). O modelo desenvolvido nesta pesquisa explica, por meio da criação de um índice de eficiência composto por três fatores determinantes (confiança, relacionamento de longo prazo e compartilhamento de informações), as características do relacionamento interorganizacional na amostra pesquisada. Serve, portanto, de orientação diretiva para adoção de estratégias de formação de parcerias entre construtoras e fornecedores. Para melhorar os índices de eficiência do relacionamento construtora-fornecedor, os principais processos que precisam ser considerados quando da criação de estratégias de parcerias são: seleção e avaliação de desempenho de fornecedores e realização de reuniões conjuntas.


Palavras-chave


Partnership, Interorganizational Relationship, Construction Company, Supplier, Supply Chain Management, Civil Construction.

Texto completo:

Sem título HTML




Direitos autorais 2017 Ambiente Construído

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Apoio:

Indexado em: