Caracterização de pastas de cimento Portland com adição de sílica visando a imobilização de Cr(VI)
Palavras-chave:
Cromo (VI), Processo E/S, Cimento Portland, Sílica, Cinzas de Casca de ArrozResumo
No âmbito da sustentabilidade, a geração de diferentes resíduos através das atividades humanas demanda a exploração de técnicas para disposição final. Dentre esses resíduos, estão os agrícolas e os metais pesados, ambos potencialmente poluidores. Este trabalho relata a análise da imobilização de cromo (VI) em pastas de cimento Portland (CP) com adição de sílica (SiO2) obtida de cinzas de casca de arroz (CCA). As pastas de CP foram avaliadas sob a perspectiva das propriedades mecânicas por ensaio de compressão. Relativo ao desenvolvimento da hidratação, as pastas foram avaliadas por MEV, DRX e FTIR. Visando o estudo da imobilização do Cr(VI), obteve-se extratos solubilizados para análise por espectrofotometria UV-VIS. Os resultados sugerem que a SiO2 de CCA apresentou-se predominantemente amorfa. Com relação às pastas, a comparação da resistência dos diferentes traços nas mesmas idades revelou que não são significativamente diferentes. Acerca da DRX, os resultados sugerem que nos traços com K2Cr2O7 existem alterações no processo de hidratação. A eficiência de imobilização resultou maior que 99%, mas não se constatou efeito favorável da adição de sílica ao CP na imobilização do cromo (VI).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621