Estudo comparativo de unidades espaciais para avaliação da caminhabilidade em uma cidade brasileira

Autores

Palavras-chave:

Escalas de análise, Estratégias de mensuração da caminhabilidade, Problema da Unidade de Área Modificável, Cidades brasileiras

Resumo

Apesar do crescente número de pesquisas que analisam o ambiente construído como suporte à caminhada, ainda há dúvidas sobre a delimitação da área de influência desse comportamento. A utilização dos setores censitários justifica-se pela ampla disponibilidade de dados sociodemográficos, no entanto eles têm se mostrado frágeis para a avaliação da caminhabilidade. O objetivo deste artigo foi comparar 8 diferentes tipos de unidades espaciais, verificando quais melhor se adéquam à avaliação da caminhabilidade, correlacionando um índice sintético de caminhabilidade e suas variáveis componentes à frequência de caminhada obtida em uma pesquisa origem-destino recente. Os resultados mostraram que as macrozonas, as zonas de tamanhos semelhantes (400 m) e o agrupamento por valor venal e por acessibilidade topológica apresentaram maiores correlações com os níveis de caminhada e que há clara dependência estatística com a escala das unidades e sua delimitação, reafirmando o problema da unidade de área de modificável (MAUP). A pesquisa pode contribuir para o refinamento dos métodos de avaliação da caminhabilidade, avançando para uma visão mais adequada às cidades brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Cabrera, Universidade Estadual de Londrina

Centro de Tecnologia e Urbanismo, Departamento de Arquitetura e Urbanismo, aluna de doutorado no Programa de Pós Graduação Associado UEM/UEL em Arquitetura e Urbanismo Londrina, Paraná, Brasil.

Ercília Hitomi Hirota, Universidade Estadual de Londrina

Centro de Tecnologia e Urbanismo, Departamento de Construção Civil, Docente no Programa de Pós Graduação Associado UEM/UEL em Arquitetura e Urbanismo Londrina, Paraná, Brasil.

Julio Celso Borello Vargas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Departamento de Urbanismo da UFRGS, Docente do PROPUR – Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Milena Kanashiro, Universidade Estadual de Londrina

Centro de Tecnologia e Urbanismo, Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Docente no Programa de Pós Graduação Associado UEM/UEL em Arquitetura e Urbanismo Londrina, Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

17.03.2023

Como Citar

CABRERA, L.; HIROTA, E. H.; VARGAS, J. C. B.; KANASHIRO, M. Estudo comparativo de unidades espaciais para avaliação da caminhabilidade em uma cidade brasileira. Ambiente Construído, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 29–45, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/119514. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < > >>