Caracterização e uso da cinza do bagaço de cana-de-açúcar em tijolos de solo-cimento

Autores

  • Elda Marra de Moura Centro Universitário de Anápolis
  • Joel Neto Bispo de Sales Centro Universitário de Anápolis
  • Natalia Cristina do Nascimento Centro Universitário de Anápolis
  • Vitor Magalini Zago de Sousa Centro Universitário de Anápolis
  • Danilo Duarte Costa e Silva Instituto Federal de Goiás
  • Vilson Dalla Libera Junior Centro Universitário de Anápolis

Palavras-chave:

Tijolo, solo-cimento, cinza, bagaço de cana-de-açúcar

Resumo

No Brasil, as indústrias sucroalcooleiras, além de gerar produtos importantes como o álcool e o açúcar, produzem subprodutos como a cinza do bagaço de cana de açúcar (CBC). A CBC possui um alto material pozolânico, podendo ser aplicado em materiais de construção civil como substituto parcial do cimento. O presente trabalho teve como objetivo caracterizar a cinza do bagaço da cana-de-açúcar e utilizá-la como material cimentício suplementar na produção de tijolos solo-cimento. A CBC foi utilizada substituindo percentuais de cimento utilizados na composição de de tijolos nas proporções de 10, 20 e 50% em massa. A caracterização química da CBC indicou a presença de sílica cristalina na forma de quartzo e cristobalita. Após a substituição parcial do cimento pela cinza, os tijolos conservaram sua resistência à compressão. Entre as composições estudadas, a substituição parcial do cimento pela CBC em 20% apresentou a maior resistência a compressão simples. De acordo com o estudo, a CBC se mostrou como um subproduto indicado para a produção de materiais de construção sustentáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor Magalini Zago de Sousa, Centro Universitário de Anápolis

Possui graduação em Engenharia de Energia pela Universidade de Brasília (2014). Possui mestrado em Integridade de Materiais da Engenharia pela Universidade de Brasília (2016). Atuou em projeto de pesquisa na área de Avaliação de Ciclo de Vida na área de combustíveis renováveis, especificamente etanol e biodiesel. Trabalha especificamente na área de compósitos poliméricos com ênfase em fibras naturais e avaliação de ciclo de vida de combustíveis fósseis e renováveis. Atualmente é professor assistente no curso de Engenharia Civil da UniEVANGÉLICA - Campus Ceres-GO e professor efetivo da rede estadual de Goiás (Colégio Estadual Pedro Alves de Moura, Ensino Médio, Rubiataba-GO).

Vilson Dalla Libera Junior, Centro Universitário de Anápolis

Possui graduação em Engenharia Civil pelo Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA (2016) e mestrado acadêmico em Integridade de Materiais da Engenharia pela Universidade de Brasília - UnB (2019), atuando na linha de pesquisa de Materiais Estruturais e Biomateriais. Trabalhou como estagiário na empresa Concreto Redimix do Brasil SA desenvolvendo relatórios de controle técnico e estatístico do concreto (2015/2016). Atualmente é professor e membro do NDE no curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA, Campus Ceres - GO. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Materiais, Biomateriais e Estruturas de Concreto.

Downloads

Publicado

14.12.2020

Como Citar

MOURA, Elda Marra de; SALES, Joel Neto Bispo de; NASCIMENTO, Natalia Cristina do; SOUSA, Vitor Magalini Zago de; COSTA E SILVA, Danilo Duarte; LIBERA JUNIOR, Vilson Dalla. Caracterização e uso da cinza do bagaço de cana-de-açúcar em tijolos de solo-cimento. Ambiente Construído, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 69–80, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/97147. Acesso em: 11 ago. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.