As rotas fotográficas de Paula Sampaio - 2002/2020

“O Mundo é Bonito?” / “Die Welt ist Schon?” [parte 1]

Authors

  • Mariano Klautau Filho

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.144204

Keywords:

Photography, Paula Sampaio, Documentary, O Lago do Esquecimento, Contemporary Art

Abstract

Analysis about the photographer Paula Sampaio’s work since 1990’s until the year of 2020, focused on two exhibitions, in Belém City, that present as markers from her maturation’s trajectory: the solo “Paula Sampaio – Artista Convidada”, in 2002 at Arte
Pará and “O Lago do Esquecimento” at Museu do Estado do Pará, in 2020 in 11st Diário Contemporâneo de Fotografia Awards. The discourse in these visual works is analyzed between its formal aspect and social approach that inserts in a singular debate about the policy of image, considering the original concepts of modern photography and its conceptual unfolding in the contemporary art circuit.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Mariano Klautau Filho

Mariano Klautau Junior é doutor em Artes Visuais pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP (2015) e professor da Universidade da Amazônia desde 2000, onde atua na graduação em Artes Visuais e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura, no qual coordena o Grupo de Estudos Arte, Imagem e Cultura. Entre outros projetos que coordenou ou
coordena estão "Fotografia Contemporânea Paraense - Panorama 80/90" selecionado pelo programa Petrobrás Artes Visuais em 2002; o "Colóquio Fotografia e Imagem" realizado pela Associação Fotoativa desde 2002 a 2010; e a coordenação e curadoria geral do projeto "Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia", desde 2010.

References

CHAVES, Ernani. Na estrada da vida: A transa-amazônica de Paula Sampaio. Site Revista Cinética: Na estrada da vida: A transa-amazônica de Paula Sampaio http://www.revistacinetica.com.br

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. São Paulo: Papirus, 2001.

HAUSMANN, Raoul. A Fotografia como Processo Mental (Texto impresso em folder por ocasião da exposição “Raoul Hausmann e A Fotografia na República de Weimar”, organizada pelo Goethe Institut em 2000. Galeria Theodoro Braga – Centur, Belém do Pará)

HAUSMAN, Raoul. Dialética da forma na fotografia. Catálogo da exposição “Raoul Hausmann – fotografias”. Munique: Goethe-Institut, 2000. A exposição circulou em São Paulo, Rio de Janeiro e Belém.

LUGON, Olivier. Le style documentaire – d´August Sander à Walker Evans 1920 1945. Paris: Macula, 2001.

NEWHALL, Beaumont. História de la fotografia. Barcelona: Editorial Gustavo Gigli AS, 2006.

PERSICHETTI, Simoneta. Imagens da Fotografia Brasileira Volume 2. Ed. Senac São Paulo, 2000.

SAMPAIO, Paula. Embarque. Catálago. Belém, 2013.

SEKULA, Allan. On the invention of photography meaning. In: GOLDBERG, Vicki.

Photography in print: writings from 1816 to the present. University of New Mexico Press, 1981.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Metafísicas Canibais: elementos para uma antropologia pós estrutural. São Paulo: Ubu Editora –n-i Edições, 2018.

WOHLLEBEN, Peter. A Vida Secreta das Árvores. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

Published

2024-11-25

How to Cite

Klautau Filho, M. (2024). As rotas fotográficas de Paula Sampaio - 2002/2020 : “O Mundo é Bonito?” / “Die Welt ist Schon?” [parte 1] . PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais, 28(49). https://doi.org/10.22456/2179-8001.144204

Issue

Section

DOSSIÊ: Exercícios do Político na Imagem Contemporânea

Categories