As rotas fotográficas de Paula Sampaio - 2002/2020

“O Mundo é Bonito?” / “Die Welt ist Schon?” [parte 1]

Auteurs

  • Mariano Klautau Filho

DOI :

https://doi.org/10.22456/2179-8001.144204

Mots-clés :

Fotografia, Paula Sampaio, Documental, O Lago do Esquecimento, Arte Contemporânea

Résumé

Análise da obra da fotógrafa Paula Sampaio, da década de 1990 até o ano de 2020, centrada em duas exposições, em Belém, que funcionam como marcadores de sua trajetória de amadurecimento: as individuais “Paula Sampaio – Artista Convidada”,
em 2002 no Arte Pará e “O Lago do Esquecimento” no Museu do Estado do Pará, em 2020 no 11o Diário Contemporâneo de Fotografia. É analisado o discurso do trabalho da artista entre a feição formal e a abordagem social que o coloca singularmente no debate sobre a política das imagens, tendo em vista os conceitos originários sobre a fotografia documental moderna e seus desdobramentos conceituais no circuito da arte contemporânea.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Mariano Klautau Filho

Mariano Klautau Junior é doutor em Artes Visuais pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP (2015) e professor da Universidade da Amazônia desde 2000, onde atua na graduação em Artes Visuais e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura, no qual coordena o Grupo de Estudos Arte, Imagem e Cultura. Entre outros projetos que coordenou ou
coordena estão "Fotografia Contemporânea Paraense - Panorama 80/90" selecionado pelo programa Petrobrás Artes Visuais em 2002; o "Colóquio Fotografia e Imagem" realizado pela Associação Fotoativa desde 2002 a 2010; e a coordenação e curadoria geral do projeto "Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia", desde 2010.

Références

CHAVES, Ernani. Na estrada da vida: A transa-amazônica de Paula Sampaio. Site Revista Cinética: Na estrada da vida: A transa-amazônica de Paula Sampaio http://www.revistacinetica.com.br

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. São Paulo: Papirus, 2001.

HAUSMANN, Raoul. A Fotografia como Processo Mental (Texto impresso em folder por ocasião da exposição “Raoul Hausmann e A Fotografia na República de Weimar”, organizada pelo Goethe Institut em 2000. Galeria Theodoro Braga – Centur, Belém do Pará)

HAUSMAN, Raoul. Dialética da forma na fotografia. Catálogo da exposição “Raoul Hausmann – fotografias”. Munique: Goethe-Institut, 2000. A exposição circulou em São Paulo, Rio de Janeiro e Belém.

LUGON, Olivier. Le style documentaire – d´August Sander à Walker Evans 1920 1945. Paris: Macula, 2001.

NEWHALL, Beaumont. História de la fotografia. Barcelona: Editorial Gustavo Gigli AS, 2006.

PERSICHETTI, Simoneta. Imagens da Fotografia Brasileira Volume 2. Ed. Senac São Paulo, 2000.

SAMPAIO, Paula. Embarque. Catálago. Belém, 2013.

SEKULA, Allan. On the invention of photography meaning. In: GOLDBERG, Vicki.

Photography in print: writings from 1816 to the present. University of New Mexico Press, 1981.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Metafísicas Canibais: elementos para uma antropologia pós estrutural. São Paulo: Ubu Editora –n-i Edições, 2018.

WOHLLEBEN, Peter. A Vida Secreta das Árvores. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

Fichiers supplémentaires

Publiée

2024-11-25

Comment citer

Klautau Filho, M. (2024). As rotas fotográficas de Paula Sampaio - 2002/2020 : “O Mundo é Bonito?” / “Die Welt ist Schon?” [parte 1] . PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais, 28(49). https://doi.org/10.22456/2179-8001.144204

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ: Exercícios do Político na Imagem Contemporânea

Catégories