As rotas fotográficas de Paula Sampaio - 2002/2020
“O Mundo é Bonito?” / “Die Welt ist Schon?” [parte 1]
DOI:
https://doi.org/10.22456/2179-8001.144204Palavras-chave:
Fotografia, Paula Sampaio, Documental, O Lago do Esquecimento, Arte ContemporâneaResumo
Análise da obra da fotógrafa Paula Sampaio, da década de 1990 até o ano de 2020, centrada em duas exposições, em Belém, que funcionam como marcadores de sua trajetória de amadurecimento: as individuais “Paula Sampaio – Artista Convidada”,
em 2002 no Arte Pará e “O Lago do Esquecimento” no Museu do Estado do Pará, em 2020 no 11o Diário Contemporâneo de Fotografia. É analisado o discurso do trabalho da artista entre a feição formal e a abordagem social que o coloca singularmente no debate sobre a política das imagens, tendo em vista os conceitos originários sobre a fotografia documental moderna e seus desdobramentos conceituais no circuito da arte contemporânea.
Downloads
Referências
CHAVES, Ernani. Na estrada da vida: A transa-amazônica de Paula Sampaio. Site Revista Cinética: Na estrada da vida: A transa-amazônica de Paula Sampaio http://www.revistacinetica.com.br
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. São Paulo: Papirus, 2001.
HAUSMANN, Raoul. A Fotografia como Processo Mental (Texto impresso em folder por ocasião da exposição “Raoul Hausmann e A Fotografia na República de Weimar”, organizada pelo Goethe Institut em 2000. Galeria Theodoro Braga – Centur, Belém do Pará)
HAUSMAN, Raoul. Dialética da forma na fotografia. Catálogo da exposição “Raoul Hausmann – fotografias”. Munique: Goethe-Institut, 2000. A exposição circulou em São Paulo, Rio de Janeiro e Belém.
LUGON, Olivier. Le style documentaire – d´August Sander à Walker Evans 1920 1945. Paris: Macula, 2001.
NEWHALL, Beaumont. História de la fotografia. Barcelona: Editorial Gustavo Gigli AS, 2006.
PERSICHETTI, Simoneta. Imagens da Fotografia Brasileira Volume 2. Ed. Senac São Paulo, 2000.
SAMPAIO, Paula. Embarque. Catálago. Belém, 2013.
SEKULA, Allan. On the invention of photography meaning. In: GOLDBERG, Vicki.
Photography in print: writings from 1816 to the present. University of New Mexico Press, 1981.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Metafísicas Canibais: elementos para uma antropologia pós estrutural. São Paulo: Ubu Editora –n-i Edições, 2018.
WOHLLEBEN, Peter. A Vida Secreta das Árvores. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.
Ficheiros Adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Mariano Klautau Filho

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, quando for o caso.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.