A ilha da felicidade pelas lentes de Karl Marx

Autores/as

  • Annateresa Fabris

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.23322

Palabras clave:

Fotomontagem, publicidade, fotojornalismo, meios de comunicação de massa, apropriação.

Resumen

Em 1949, o artista valenciano Josep Renau inicia a série de fotomontagens The american way of life, que só considerará terminada em 1976. Lançando mão de imagens provenientes da publicidade, de revistas ilustradas (Life, Fortune) e de jornais (The New York Times), Renau denuncia o aspecto hipócrita e autocomplacente de construções ideológicas que acobertavam os lados sombrios de um modo de vida que estava conquistando o mundo todo. O fato de a série ter sido concebida durante o exílio mexicano e ter sido finalizada em Berlim Oriental leva a indagar não apenas seus modos de produção, mas também a determinar as diferenças que ela apresenta em relação ao trabalho que o artista havia realizado na Espanha até 1939.

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Publicado

2010-11-01

Cómo citar

Fabris, A. (2010). A ilha da felicidade pelas lentes de Karl Marx. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais, 17(29). https://doi.org/10.22456/2179-8001.23322

Número

Sección

DOSSIÊ: Migrações e Mutações na Arte Contemporânea

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