Diálogos entre imagens: fotografia e pintura na pop art britânica
DOI:
https://doi.org/10.22456/2179-8001.10759Palavras-chave:
Comunicação de massa, fotografia, pintura, Paolozzi, Hamilton.Resumo
Os artistas do Grupo Independente demonstram, desde o começo dos anos 1950, um interesse acentuado pelos produtos e pelos ícones da comunicação de massa. A imagem fotográfica ocupa um lugar central na prática de integrantes do grupo como Paolozzi e Hamilton, denotando uma vontade profunda de rever o repertório artístico tradicional e de propugnar a adesão a uma iconografia contemporânea, extraída, em grande parte, do circuito da comunicação social. Enquanto Paolozzi explora claramente a heterogeneidade material da colagem, Hamilton realiza um trabalho mais complexo entre imagem técnica e imagem pictórica. Graças à mediação da pintura, a imagem efêmera da comunicação de massa transforma-se, com ele, num paradigma histórico.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, quando for o caso.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.