Lorenzo Fernândez: considerações sobre sua contribuição à Música Brasileira da primeira metade do Século XX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.105008

Palavras-chave:

Lorenzo Fernândez, Nacionalismo Musical, Música de Concerto

Resumo

Este artigo propõe a apresentar e discutir a obra musical de Lorenzo Fenandez, considerando-a do ponto de vista de sua possível divisão em fases e orientando a análise em torno de aspectos que incluem (1) o modelo de utilização do folclore musical empregado em suas obras nacionalistas; (2) a especificidade formal dos padrões composicionais de Lorenzo Fernândez e sua utilização de formas musicais diversas; (3) a variedade de gêneros musicais percorrida pela atividade composicional deste autor

 

Abstract
This article aims to discuss the musical work of Lorenzo Fenândez, examining it on the perspective on the possibility of considering this work in different phases and directing the analysis around aspects that include (1) the pattern of utilization of the musical folklore used in his nationalistic works, (2) the formal specificity of the compositional models of Lorenzo Fenândez and their utilization in various musical forms, (3) the variety of musical genders experienced by the compositional activity of the author.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José D'Assunção Barros, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor-Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense.

Referências

ANDRADE, Mário de. Lorenzo Fernández. Crônica publicada no Diário de São Paulo em 26 de janeiro de 1934. In: CASTAGNA, Paulo (org.). Música e Jornalismo. São Paulo: Hucitec, 1993.

ANDRADE, Mario de. Música, doce música. São Paulo: Livraria Martins Fontes, 1934.

CANDÉ, Roland de. História Universal da Música, São Paulo: Martins Fontes, 1994, v.2.

CORREA, Sergio Nepomuceno. Lorenzo Fernández: catálogo geral. Rio de Janeiro: Rio Arte, 1992.

GALLET, Luciano. Estudos de Folclore. Rio de Janeiro: Carlos Wehrs & Cia, 1934.

GANDELMAN, Salomea. Compositores Brasileiros – obras para piano (1950-1988). Rio de Janeiro: FUNARTE / Relume – Dumará, 1997.

LORENZO FERNÂNDEZ. Villa-Lobos. Boletim Latino Americano de Música. a.5, n°6, abril de 1946.

MARIZ, Vasco. Figuras da Música Brasileira Contemporânea. Porto: 1948.

MARIZ, Vasco. História da Música no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.

MOREUX, Serguei. Béla Bartók, Richard-Masse, 1954.

NEVES, José Maria. Música contemporânea brasileira. Rio de Janeiro: Recordi, 1981.

ROQUETE PINTO. Rondônia. São Paulo: CEN, 1935.

VILLA-LOBOS, Heitor. Lorenzo Fernândez. Boletim Latino Americano de Música. a.6, n°6, abril de 1946.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-12-20

Como Citar

Barros, J. D. (2020). Lorenzo Fernândez: considerações sobre sua contribuição à Música Brasileira da primeira metade do Século XX. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 25(44). https://doi.org/10.22456/2179-8001.105008