Desfazendo fronteiras e rompendo barreiras: a representação cartográfica na arte contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.98278

Palavras-chave:

Cartografias. Arte latino-americana. Arte contemporânea. Utopias.

Resumo

Minha apresentação tem por objetivo analisar o trabalho de artistas contemporâneos que recorreram a mapas com o intuito de transgredir representações convencionais, questionar sua neutralidade e discutir o lugar atribuído aos países considerados periféricos no concerto internacional de nações. Ressaltarei, assim, o potencial de intervenções poéticas aparentemente banais, mas de forte carga reflexiva pois desconfiguram convenções e representações que são tomadas como naturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Morethy Couto, Universidade Estadual de Campinas (UEC), Brasil

Possui formação em Psicologia e História com doutorado em História da Arte e Arqueologia, atuando com crítica de arte, arte francesa do final do século XIX, arte moderna e contemporânea, arte de vanguarda, arte latino-americana, concretismo e neoconcretismo, pintura informal. É Professora Livre-Docente de História da Arte na Unicamp. É membro da Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas e do Comitê Brasileiro de História da Arte. Editora-chefe da revista MODOS e coordenadora do PPGAV da Unicamp desde 2017. É autora de Por uma vanguarda nacional. A crítica brasileira em busca de uma identidade artística (1940-1960) e A recepção da obra de Antônio Bandeira no exterior (1946-1967).

Referências

ALMEIDA, Eduardo A. Alves, "Silêncios na história (da arte): as pistas do Mapa de Lopo Homem II, de Adriana Varejão". Anais do XII EHA – Encontro de História da Arte. Campinas: Unicamp, 2017, pp. 215-226.

BARENBLIT, Ferran. Entrevista com Cristina Lucas. In: Light Years. Cristina Lucas. Madri: CA2M Centro de Arte Dos de Mayo, 2009, pp. 73-83.

CATTANI, Icleia. “Mundialização e criação de utopias na arte contemporânea – cartografias de Anna Bella Geiger e Guillermo Kuitica. In: BERTOLI, Mariza e STIGGER, Verônica. Arte, crítica e mundialização. São Paulo: ABCA e Imprensa Oficial, 2007, pp. 189-197.

CHIARELLI, Tadeu. "Anna Bella Geiger: outras anotações para o mapeamento da obra". Revista Ars, vol.5, n.10, São Paulo, 2007.

COUTO, Maria de Fátima Morethy. “Para além das representações convencionais: a ideia de arte latino-americana em debate”. Pós: revista do programa de pós-graduação em artes da EBA/UFMG, 2017 (a), vol. 7, n. 13, pp. 124-144.

COUTO, Maria de Fátima Morethy. "Países desejados, mundos sonhados: projeções utópicas e representações cartográficas". Anais do 26º Encontro Nacional da ANPAP, Memórias e inventações. Campinas: Pontifícia Universidade Católica, 2017 (b), p. 3258-3271.

COSTA, Maria Luiza C. de Carvalho. “América Latina: cartografias poéticas”. In: Anais do VIII Encontro de História da Arte da Unicamp, 2012, pp. 439-447.

FABRIS, Annateresa. “Duas cartografias da América Latina: Joaquín Torres García e Anna Bella Geiger”. In: BULHÕES. Maria Amélia e KERN, Maria Lúcia (org.). América Latina: territorialidade e práticas artísticas. Porto Alegre: EDUFRGS, 2002, PP. 76-89.

FREIRE, Cristina (org.) Terra incógnita. São Paulo: MAC USP, 2015.

HARLEY, Bryan. The New Nature of the Maps. Essays in the History of Cartography. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2002.

JAREMTCHUK, Dária. Anna Bella Geiger: passagens conceituais. Belo Horizonte, C/Arte, 2007.

LOIS, Carla. "El mapa, los mapas. Propuestas metodológicas para abordar la pluralidad y la inestabilidad de la imagen cartográfica". Geograficando, n. 11, v. 1, 2015 (a).

LOIS, Carla. "El mapa como metáfora o la espacialización del pensamiento". Terra Brasilis (nova série), n. 6, 2015 (b).

MELENDI, Maria Angélica. “Da adversidade vivemos ou uma cartografia em construção”. Revista do Instituto Arte das Américas, Belo Horizonte, ano 2, vol. I, 2004.

MESQUITA, Ivo et al. Mona Hatoum. São Paulo: Estação Pinacoteca, 2015. Catálogo de exposição.

MIGNOLO, Walter. La idea de América Latina. La herida colonial y la opción decolonial. Barcelona: Gedisa editorial, 2007.

MOSQUERA, Gerardo. “Contra el arte latinoamericano”. In: Una nueva história del arte en América Latina. Oaxaca (México): UNAM, 1996, s/p.

PALADINO, Luiza Mader. “O uso de mapas como proposições conceituais: as cartografias do artista argentino Horacio Zabala”. In: FREIRE, Cristina. Estética da história e (re)construção das memórias. Arte e arquivos em debate. São Paulo: MAC USP, 2016, pp. 195-200.

PLANTE, Isabel. “La distancia y el lugar: producciones visuales entre el Plata y el Sena durante los años sesenta”. Artelogie, nº 6, 2014, s/p.

RODRIGUEZ, Joaquin Barriendos. La idea del arte latinoamericano. Estudos globales del arte, geografías subalternas, regionalismos críticos. Tese (Facultat de Geografia I Història), Universitat de Barcelona, 2013.

SÁNCHEZ, Guiomar. "The Symbolic Importance of Colour. Cristina Lucas". Cultius Culturals, 30 de setembro de 2015. Disponível em: https://cultiusculturals.wordpress.com/2015/09/30/1963/. Acesso em 28 de junho de 2019.

Arquivos adicionais

Publicado

2019-11-25

Como Citar

Couto, M. de F. M. (2019). Desfazendo fronteiras e rompendo barreiras: a representação cartográfica na arte contemporânea. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 24(42). https://doi.org/10.22456/2179-8001.98278

Edição

Seção

DOSSIÊ: Apagamentos da memória na arte