A ilha da felicidade pelas lentes de Karl Marx
DOI:
https://doi.org/10.22456/2179-8001.23322Keywords:
Fotomontagem, publicidade, fotojornalismo, meios de comunicação de massa, apropriação.Abstract
Em 1949, o artista valenciano Josep Renau inicia a série de fotomontagens The american way of life, que só considerará terminada em 1976. Lançando mão de imagens provenientes da publicidade, de revistas ilustradas (Life, Fortune) e de jornais (The New York Times), Renau denuncia o aspecto hipócrita e autocomplacente de construções ideológicas que acobertavam os lados sombrios de um modo de vida que estava conquistando o mundo todo. O fato de a série ter sido concebida durante o exílio mexicano e ter sido finalizada em Berlim Oriental leva a indagar não apenas seus modos de produção, mas também a determinar as diferenças que ela apresenta em relação ao trabalho que o artista havia realizado na Espanha até 1939.Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, quando for o caso.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.