Dinâmicas atencionais nas práticas de estudo com smartphone: observações preliminares

Autores

Resumo

O desenvolvimento de novas tecnologias digitais como os smartphones transformou as práticas de estudo na atualidade. O artigo tem como objetivo analisar o estudo de textos acadêmicos por estudantes universitários utilizando o smartphone e destacar seus efeitos sobre a dinâmica da atenção. Tomamos como referência os estudos de Hayles (2010, 2007), Sancovschi (2010) e Dadico (2017) sobre o estudo por meio de tecnologias digitais, bem como a ecologia da atenção de Yves Citton (2014). Adotamos como método a observação de cinco estudantes universitários durante o estudo com smartphones, seguida da realização de entrevistas para a análise da experiência. Concluímos que as características do smartphone concorrem para um estudo entrecortado, marcado pela fragmentação e atravessado por estímulos provenientes de aplicativos de mensagens e redes sociais. A leitura realizada numa ecologia de multitarefas e entre atividades indica uma atenção dispersa, que pode produzir nos estudantes a experiência de um estudo pouco consistente.

 

Palavras-chave: Atenção; Tecnologias Digitais; Smartphone; Práticas de Estudo

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Biografia do Autor

Pedro Henrique Muniz de Araújo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em saúde mental pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Virginia Kastrup, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Psicologia Clínica (PUC-SP). Professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Araújo, P. H. M. de, & Kastrup, V. (2024). Dinâmicas atencionais nas práticas de estudo com smartphone: observações preliminares. Revista Polis E Psique, 14. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/PolisePsique/article/view/136482

Edição

Seção

Artigos