Dinâmicas atencionais nas práticas de estudo com smartphone: observações preliminares
Resumo
O desenvolvimento de novas tecnologias digitais como os smartphones transformou as práticas de estudo na atualidade. O artigo tem como objetivo analisar o estudo de textos acadêmicos por estudantes universitários utilizando o smartphone e destacar seus efeitos sobre a dinâmica da atenção. Tomamos como referência os estudos de Hayles (2010, 2007), Sancovschi (2010) e Dadico (2017) sobre o estudo por meio de tecnologias digitais, bem como a ecologia da atenção de Yves Citton (2014). Adotamos como método a observação de cinco estudantes universitários durante o estudo com smartphones, seguida da realização de entrevistas para a análise da experiência. Concluímos que as características do smartphone concorrem para um estudo entrecortado, marcado pela fragmentação e atravessado por estímulos provenientes de aplicativos de mensagens e redes sociais. A leitura realizada numa ecologia de multitarefas e entre atividades indica uma atenção dispersa, que pode produzir nos estudantes a experiência de um estudo pouco consistente.
Palavras-chave: Atenção; Tecnologias Digitais; Smartphone; Práticas de Estudo
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
IMPORTANTE: a carta de declaração de direitos deverá ser submetida como documento suplementar.