Clínica do trabalho aplicada a trabalhadores de ensino superior federal
DOI:
https://doi.org/10.22456/2238-152X.45272Palavras-chave:
Psicodinâmica do trabalho, clínica da cooperação, sofrimento criativoResumo
A precarização do trabalho e carência de pessoal comprometem as relações de trabalho, não somente na esfera privada, mas também na pública, como a área educacional. Sob o prisma da Psicodinâmica do Trabalho isto pode adoecer os trabalhadores. Utilizando-se da clínica da cooperação, realizou-se uma intervenção com técnico-administrativos de uma instituição de ensino superior federal. Por meio de sessões, onde puderam falar sobre seu trabalho, fortaleceu-se a cooperação entre eles. Pois a falta de um espaço de deliberação era um dos desencadeadores de sofrimento, além de outros como a falta de prescrição do trabalho, o uso inadequado da autonomia e a carência de pessoal. As principais estratégias coletivas de defesa observadas foram a negação e a resignação. Também se observou o uso da inteligência prática pelos trabalhadores. A clínica do trabalho possibilitou o surgimento de estratégias de enfrentamento, ressignificando o sofrimento no trabalho.
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