Clínica do trabalho aplicada a trabalhadores de ensino superior federal

Autores

  • Gerusa Menezes de Carvalho UFAM
  • Ana Cláudia Leal Vasconcelos UFAM

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.45272

Palavras-chave:

Psicodinâmica do trabalho, clínica da cooperação, sofrimento criativo

Resumo

A precarização do trabalho e carência de pessoal comprometem as relações de trabalho, não somente na esfera privada, mas também na pública, como a área educacional. Sob o prisma da Psicodinâmica do Trabalho isto pode adoecer os trabalhadores. Utilizando-se da clínica da cooperação, realizou-se uma intervenção com técnico-administrativos de uma instituição de ensino superior federal. Por meio de sessões, onde puderam falar sobre seu trabalho, fortaleceu-se a cooperação entre eles. Pois a falta de um espaço de deliberação era um dos desencadeadores de sofrimento, além de outros como a falta de prescrição do trabalho, o uso inadequado da autonomia e a carência de pessoal. As principais estratégias coletivas de defesa observadas foram a negação e a resignação. Também se observou o uso da inteligência prática pelos trabalhadores. A clínica do trabalho possibilitou o surgimento de estratégias de enfrentamento, ressignificando o sofrimento no trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gerusa Menezes de Carvalho, UFAM

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas, bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas. Psicóloga da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Manaus.

Ana Cláudia Leal Vasconcelos, UFAM

Mestra, titulada pela Universidade Federal da Paraíba. Professora da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Fluminense, bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

Downloads

Publicado

2014-08-31

Como Citar

Carvalho, G. M. de, & Vasconcelos, A. C. L. (2014). Clínica do trabalho aplicada a trabalhadores de ensino superior federal. Revista Polis E Psique, 4(1), 146. https://doi.org/10.22456/2238-152X.45272

Edição

Seção

Relato de Experiência