Do medo do crime à rebelião: algumas indicações para pensar a experiência coletiva brasileira a partir da filosofia de Spinoza.

Authors

  • Cristina Mair Barros Rauter Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.43401

Keywords:

medo, crime, coletivo

Abstract

Partindo do medo do crime como fenômeno da cena brasileira contemporânea, discutimos ao afeto de medo na filosofia de Spinoza, examinando suas possibilidades de transformação noutros afetos e suas relações de vizinhança com a rebelião. Os limites da ação dos dispositivos de controle social contemporâneos são analisados a partir do funcionamento dos afetos humanos, tomados simultaneamente como constituintes da multidão.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Cristina Mair Barros Rauter, Universidade Federal Fluminense

Departamento de Psicologia, Uff

Programa de Pós Graduação em Psicologia, Uff

Clínica e Subjetividade

Published

2014-04-02

How to Cite

Rauter, C. M. B. (2014). Do medo do crime à rebelião: algumas indicações para pensar a experiência coletiva brasileira a partir da filosofia de Spinoza. Revista Polis E Psique, 3(2), 151–161. https://doi.org/10.22456/2238-152X.43401