Um encontro com Pinocchio - Arte e Vida na Escola

Autores/as

  • Katia Faria de Aguiar Universidade Federal Fluminense
  • Vanessa Monteiro da Silva Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.42344

Palabras clave:

psicologia, escola, subjetividades, estética

Resumen

Neste ensaio, propomos uma conexão crítica entre o território escolar e o filme Pinocchio, de Roberto Begnini (2002), escolhido por trazer uma versão cômica do conto original As Aventuras de Pinocchio, de Carlo Collodi. Afirmando a entrada micropolítica através de relações entre nossa própria prática e os personagens do filme, trazemos a potência do cômico na interpelação de situações-problema, abalando as forças que comprimem a vida nos limites do que deve ser. Pensamos, então, os signos de resistência que emergem dos encontros entre alunos travessos e as pequenas mortificações sob forma de conservadorismos morais que atravessam o cotidiano escolar e nossas intervenções. Desse modo, emprestamos nossos corpos para dar passagem às tensões paradoxais, acolhendo deslocamentos que nos forçam a pensar e fortalecem a potência inventiva, provocando, enfim, novos sentidos para os encontros entre práticas educativas e meninos travessos.

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Biografía del autor/a

Katia Faria de Aguiar, Universidade Federal Fluminense

Psicóloga, Professora do Departamento de Psicologia e da Pós-Gradução em Psicologia / UFF

Linha de pesquisa Subjetividade e Política

Doutora em psicologia Social - PUC/SP, Mestre em Educação - UFF

Vanessa Monteiro da Silva, Universidade Federal Fluminense

Psicóloga

Mestranda do Curso de Pós-Graduação em Psicologia - UFF

Publicado

2014-04-02

Cómo citar

Aguiar, K. F. de, & Silva, V. M. da. (2014). Um encontro com Pinocchio - Arte e Vida na Escola. Revista Polis E Psique, 3(2), 97–112. https://doi.org/10.22456/2238-152X.42344