O que pode a Psicologia Social com relação ao presente?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.107984

Palavras-chave:

psicologia social, presente, Brasil

Resumo

Este artigo problematiza a Psicologia Social tomando o social não enquanto um campo de aplicação da psicologia moderna, mas enquanto um efeito das tensões de saber e poder. Nosso objetivo é questionar quais elementos que compõem o presente têm sido discutidos nesse campo de conhecimento, ao mesmo tempo em que são esses mesmos elementos que produzem a psicologia social enquanto campo de saber e intervenção frente ao presente da configuração político-econômica brasileira. As problemáticas da organização do poder mundial, as lógicas capitalistas neoliberais e as forças coloniais e conservadoras são pontos de análise durante o texto, especialmente no que diz respeito à América Latina. O recorte temporal utilizado para a escrita deste artigo se situa nos anos de 2018 e 2019 pois esses anos têm se constituído como experiências limites que ao mesmo tempo que tendem a nos imobilizar, criam a necessidade de produzirmos um pensamento vivo e acreditando na mudança que podemos operar no mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Flôres, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS

Psicóloga, Mestre em Educação e Artífice. Doutoranda em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora junto à SMED de Porto Alegre/RS. Integrante da Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro.

Giovana Barbieri Galeano, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutoranda em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Mestre e Bacharel em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco – UCDB.

Helena Barros Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Mestre e Doutoranda em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Psicóloga pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, Psicanalista e Consultora de Estilo.

Robert Filipe Passos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Mestre e Doutorando em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Professor pela Universidade de Passo Fundo - UPF.

Downloads

Publicado

2021-01-19

Como Citar

Flôres, P., Galeano, G. B., Soares, H. B., & Passos, R. F. (2021). O que pode a Psicologia Social com relação ao presente?. Revista Polis E Psique, 11(1), 183–203. https://doi.org/10.22456/2238-152X.107984

Edição

Seção

Dossiê Temas em Debate 2019: O que pode a Psicologia Social no presente?

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.