AS ORIGENS DO “VALE-TUDO” NA CIDADE DE CURITIBA-PR: MEMÓRIAS SOBRE IDENTIDADE, MASCULINIDADE E VIOLÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.42829Palavras-chave:
Memória, Identidade, Masculinidade, Violência.Resumo
O presente artigo foi composto a partir das memórias de diferentes mestres e praticantes de lutas e artes marciais que participaram direta ou indiretamente do início da prática do “Vale-tudo” na cidade de Curitiba-PR. Os fragmentos memoriais aqui apresentados não se restringem à mera interpretação sobre as origens do dessa prática na capital paranaense, pois são atravessados por noções e discursos relativos ao processo de construção da identidade “do” lutador; suas práticas de masculinidade e testes de virilidade aos quais está sujeito no curso de seu treinamento; e na eufemização dos comportamentos de violência – concreta e simbólica – que acompanham sua formação como atleta.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
