O BRINCAR E O SE-MOVIMENTAR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL: REALIDADES E POSSIBILIDADES

Autores

  • Aguinaldo Cesar Surdi Pós Doutorando no DEF/UFRN
  • Jose Pereira de Melo UFRN
  • Elenor Kunz UFSC/UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.58076

Palavras-chave:

Jogos e brinquedos. Movimento. Criança. Educação infantil.

Resumo

O objetivo deste artigo é o de investigar como acontece o brincar e o se-movimentar de crianças nas aulas de educação física no ensino infantil. Foram investigadas, durante quatro meses, duas turmas de educação física infantil de duas escolas municipais da cidade de Capinzal, SC. Foi observado que as escolas estudadas ainda possuem um forte direcionamento para o rendimento. Valorizam os resultados das ações, sejam eles nas atividades psicomotoras, na dança, nas brincadeiras e, principalmente, nos jogos desportivos. Sendo assim, priorizam o movimento corporal dentro da sua funcionalidade e utilidade e esquecem as pessoas que se movimentam.


 

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Publicado

2015-12-12

Como Citar

SURDI, A. C.; MELO, J. P. de; KUNZ, E. O BRINCAR E O SE-MOVIMENTAR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL: REALIDADES E POSSIBILIDADES. Movimento, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 459–470, 2015. DOI: 10.22456/1982-8918.58076. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/58076. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

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