“GIMNÁSTICA Y EDUCACIÓN FÍSICA”: SABERES DE LA EDUCACIÓN FÍSICA EN LA ESCUELA NORMAL, BÁSICA Y COLEGIOS DISTRITALES DE RIO GRANDE DO SUL, A FINES DEL SIGLO XIX Y PRINCIPIOS DEL SIGLO XX

Autores/as

  • Tuany Defaveri Begossi Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS, Brasil.
  • Janice Zarpellon Mazo Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS, Brasil.
  • Ester Liberato Pereira Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Montes Claros/MG, Brasil.
  • Raquel da Silveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.90208

Palabras clave:

Formación del profesorado. Historia. Educación Física. Gimnasia.

Resumen

Esta investigación objetiva comprender la presencia de la Gimnástica y la Educación Física en la formación de profesores de la enseñanza primaria en Rio Grande do Sul, Brasil, durante el periodo de 1877 a 1909. Para esto, analizamos los documentos legales del Estado mencionado, especialmente los que contenían las orientaciones relativas a las estructuras educativas en el periodo que va de 1877 a 1909. La interpretación de los materiales de investigación, amparada por los aportes teóricos de la Historia de las Disciplinas Académicas y Escolares y de los Saberes Disciplinarios, indicó que la inserción de contenidos relativos a la Gimnástica y a la Educación Física, en las estructuras curriculares, se fue perfilando más en la realidad educativa de Rio Grande do Sul, especialmente en lo que concierne a la formación de profesores y profesoras. De esta forma, tales ampliaciones pueden haber tenido influencia en el planteamiento de acciones pioneras llevadas a cabo en los años posteriores al período investigado.


 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tuany Defaveri Begossi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS, Brasil.

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH), na linha de pesquisa Representações Sociais do Movimento Humano, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra em Ciências do Movimento Humano pelo PPGCMH/ESEFID/UFRGS (2017). Bacharela em Educação Física pela ESEFID/UFRGS (2015). Licenciada em Educação Física pela ESEFID/UFRGS (2013). Membro do Núcleo de Estudos em História do Esporte e da Educação Física (NEHME/UFRGS). Atua principalmente nos seguintes temas: Estudos históricos e socioculturais do Esporte e da Educação Física, Esporte Paralímpico e Adaptado e Formação de professores.

Janice Zarpellon Mazo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS, Brasil.

Professora associada da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto (UP). Mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialização em Técnica Desportiva Voleibol e Especialização em Pesquisa Curricular. Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área da Educação Física e atua, principalmente, com os seguintes temas: História do Esporte; História da Educação Física; Estudos Histórico-Culturais sobre o esporte para pessoas com deficiência e pessoas surdas.

Ester Liberato Pereira, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Montes Claros/MG, Brasil.

Doutora em Ciências do Movimento Humano pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano na ESEFID da UFRGS, na linha de pesquisa Representações Sociais do Movimento Humano. Professora efetiva do Departamento de Educação Física e do Desporto (DEFD) da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, onde atua nos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física. Atualmente, responde pela Assessoria de Projetos Especiais da Pró-Reitoria de Ensino da Unimontes. Mestre em Ciências do Movimento Humano da ESEF/UFRGS. Especialista em Equoterapia pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Licenciatura plena em Educação Física pela ESEF/UFRGS. Experiência na área de pesquisa em Educação Física, com ênfase em História do Esporte e da Educação Física, Introdução à Educação Física, Campo Profissional da Educação Física, Estudos Socioculturais do Lazer e do Esporte, Esporte Adaptado, Esporte Paralímpico, Práticas Equestres (Hipismo) e Equoterapia. É coordenadora do Grupo de Estudos em História do Esporte e da Educação Física, o qual faz parte do Laboratório de Estudo, Pesquisa e Extensão do Lazer (Ludens), do DEFD da Unimontes. É membro do Núcleo de Estudos em História do Esporte e da Educação Física (NEHME) da ESEF/UFRGS e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Neurociência, Exercício, Saúde e Esporte (GENESEs), do DEFD da Unimontes. Também é Membro Pesquisador junto à Academia Paralímpica Brasileira (APB).

Raquel da Silveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS, Brasil.

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). Atualmente é docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: lazer, ciência, lutas e Educação Física escolar. 

Publicado

2019-06-04

Cómo citar

BEGOSSI, T. D.; MAZO, J. Z.; PEREIRA, E. L.; SILVEIRA, R. da. “GIMNÁSTICA Y EDUCACIÓN FÍSICA”: SABERES DE LA EDUCACIÓN FÍSICA EN LA ESCUELA NORMAL, BÁSICA Y COLEGIOS DISTRITALES DE RIO GRANDE DO SUL, A FINES DEL SIGLO XIX Y PRINCIPIOS DEL SIGLO XX. Movimento, [S. l.], v. 25, p. e25035, 2019. DOI: 10.22456/1982-8918.90208. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/90208. Acesso em: 30 abr. 2025.

Número

Sección

Artículo Original