GUÍA DE REVISIÓN SISTEMÁTICA DE ESTUDIOS: UNA OPCIÓN PARA LA METODOLOGÍA DE LAS CIENCIAS DEL MOVIMIENTO HUMANO

Autores/as

  • Isabelle Sena Gomes Universidade Federal da Paraíba. Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física (UFPB/UPE).
  • Iraquitan de Oliveira Caminha Universidade Federal de Pernambuco. Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física (UFPB/UPE).

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.41542

Palabras clave:

Revisión. Métodos. Dominios científicos. Literatura.

Resumen

Reunir conocimiento es uno de los objetivos de la literatura consulta. Sin embargo, esto no se limita a este propósito. El objetivo de esta prueba de compilación orientación práctica, cuya rosca puede ser seguido por varias áreas de conocimiento, lo que resulta en estudios con características de repetibilidad y reproducibilidad. Una pregunta de la revisión sistemática requiere un criterio claros y bien definidos y una conclusión que proporciona nueva información basada en el contenido criticada. Por lo tanto, las revisiones bien estructuradas pueden ayudar en la mejora y construcción de nuevas directrices para el ejercicio profesional o ir al campo en busca de soluciones para los artículos originales.

 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Isabelle Sena Gomes, Universidade Federal da Paraíba. Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física (UFPB/UPE).

Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (2010) .  Mestre pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física (UFPB/UPE). Tem experiência nas áreas: escolar e não-escolar. Interessa-se pelos estudos acerca do corpo, e faz parte do LAISTHESIS -Laboratório de Estudos sobre Corpo Cultura e Sociedade (UFPB)

Iraquitan de Oliveira Caminha, Universidade Federal de Pernambuco. Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física (UFPB/UPE).

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Graduado em Psicologia nos Institutos Paraibanos de Educação (1990). Graduado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (1995). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (1996). Doutor em Filosofia pela Université Catholique de Louvain (2001). Defendeu tese sobre o problema da percepção na filosofia de Merleau-Ponty. Foi professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba de 2002 a 2008. Foi presidente do Conselho Regional de Educação Física - CREF10/PB-RN no período 2006/2007. Atualmente é professor-pesquisador do Departamento de Educação Física, do Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Estadual de Pernambuco/Universidade Federal da Paraíba e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal da Paraíba. Líder dos grupos de pesquisa: LAISTHESIS - Laboratório de Estudos sobre Corpo, Estética e Sociedade e do Grupo de Estudos de FILOSOFIA DA PERCEPÇÃO. Membro do LABORE - Laboratório de Psicopatologia Fundamental do EPSI (Espaço Psicanalítico) e do NEPPE - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicanálise e Educação do EPSI. Autor do livro O distante-próximo e o próximo-distante: corpo e percepção na filosofia de Merleau-Ponty e de vários artigos e capítulos de livros sobre Corpo, Ética, Educação Física, Esporte, Filosofia, Educação e Psicanálise.

Publicado

2013-12-11

Cómo citar

GOMES, I. S.; CAMINHA, I. de O. GUÍA DE REVISIÓN SISTEMÁTICA DE ESTUDIOS: UNA OPCIÓN PARA LA METODOLOGÍA DE LAS CIENCIAS DEL MOVIMIENTO HUMANO. Movimento, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 395–411, 2013. DOI: 10.22456/1982-8918.41542. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/41542. Acesso em: 10 may. 2025.

Número

Sección

Ensayos