CULTURES, POLICIES AND PRACTICES FOR INCLUSION IN TEACHER EDUCATION IN PHYSICAL EDUCATION: ANALYZING THE MENUS

Authors

  • Michele Pereira de Souza da Fonseca UFRJ
  • Mônica Pereira dos Santos UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.15101

Keywords:

Physical education, education. Curriculum. Equity.

Abstract

The present paper originates from a dissertation in which we investigated the initial education of future teachers of Fisical Education regarding inclusion in education, taking as a starting point of analysis and discussion the concepts of cultures, policies and practices of inclusion. In this article we present the results of one of the specific goals of the research, which aimed to analyze the menus of compulsory subjects that make up the curriculum for future teachers, noting whether and how inclusion is treated during their education, referencing the dimensions mentioned above. We realize that there is a huge emphasis on practice and great concern with physical and biological issues, rather than a political, fundamental guide for education critical and reflective

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Author Biographies

Michele Pereira de Souza da Fonseca, UFRJ

Doutora em Educação (PPGE/UFRJ), Mestre em Educação (PPGE/UFRJ), Licenciada em Educação Física (EEFD/UFRJ). Professora adjunta da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD-UFRJ). Coordenadora de Extensão da EEFD-UFRJ. Fundadora e Coordenadora do LEPIDEFE - Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Inclusão e Diferenças na Educação Física Escolar (EEFD-UFRJ). Coordenadora da Pós-Graduação gratuita em Educação Física Escolar na Perspectiva Inclusiva (UFRJ). Membro do Comitê Científico GTT Inclusão e Diferenças do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Tem experiência na área de Educação Física escolar, formação docente e inclusão em educação.

Mônica Pereira dos Santos, UFRJ

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação em Psicologia, Mestrado e PhD em Psicologia e Educação Especial pela Universidade de Londres. Tem atuado como parecerista ad hoc em várias agências financiadoras de pesquisa, além de ser membro efetivo de importantes Associações nacionais e internacionais, como por exemplo, a Associação Nacional de Pesquisadores em Educação (ANPEd), Associação Nacional de Direitos Humanos Pesquisa e Pós-Graduação (ANDHEP), Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO), Association pour la Recherche InterCulturelle (ARIC), e Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE). Atualmente, é coordenadora do Observatório Estadual de Educação Especial (OEERJ), diretamente vinculado ao Observatório Nacional (ONEESP) e do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPe), que congrega mais de 25 Universidades, brasileiras e estrangeiras. Preside a Comissão Executiva do Fórum Permanente UFRJ Acessível e Inclusiva, e Coordena o Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ. É Diretora da Diretoria de Acessibilidade da UFRJ. Autora de três livros sobre inclusão em Educação e publicou vários artigos sobre a temática.

Published

2011-03-26

How to Cite

PEREIRA DE SOUZA DA FONSECA, M.; PEREIRA DOS SANTOS, M. CULTURES, POLICIES AND PRACTICES FOR INCLUSION IN TEACHER EDUCATION IN PHYSICAL EDUCATION: ANALYZING THE MENUS. Movimento, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 95–116, 2011. DOI: 10.22456/1982-8918.15101. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/15101. Acesso em: 13 may. 2025.

Issue

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