AUTOMOBILISMO CARIOCA: MEMÓRIAS DE UM PILOTO E AS CORRIDAS DE RUA DE 1954 A 1966
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.9778Palavras-chave:
Automobilismo. Esporte. Indústria. Política.Resumo
Esta pesquisa trata do desenvolvimento do automobilismo e suas relações com o crescimento urbano do Rio de Janeiro no período entre 1954 e 1966, abrangendo o fim do Circuito da Gávea e a construção do Autódromo. A história oral e a literatura sobre o esporte ajudaram a esclarecer transformações relacionadas ao envolvimento do automobilismo com a política, a recém-chegada indústria automobilística, a popularização do automóvel e as transformações sociais e urbanas. Os resultados apontaram para um sentido de desenvolvimento conturbado, alocado entre a prosperidade nacional e a má administração do automobilismo carioca, marcado por ações imediatas, improvisadas e privadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
