ENSINO DE DANÇA EM PROGRAMAS NACIONAIS NO BRASIL E PORTUGAL
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.64767Palavras-chave:
Dança. Educação Física. Arte. Currículo.Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar os fundamentos do ensino da dança (GEHRES, 2008) nos programas nacionais do Brasil e de Portugal. No Brasil, selecionamos os Parâmetros e Orientações Curriculares em Educação Física e em Arte; em Portugal, os Programas de Educação Física e a Proposta alternativa para o ensino da dança no ensino fundamental II. Levando em conta o objetivo da pesquisa, optamos por realizar uma investigação filosófica do tipo analítica que, como nos diz Thomas e Nelson (2002), visa à investigação crítica, ao estudo dos fatos e à síntese das variáveis, procurando analisar o material existente a partir um modelo teórico viável. A investigação dos documentos orientadores dos dois países revelou a predominância em ambos os países de propostas subjetivistas. Contudo, foi observado que Portugal e Brasil divergiam no privilégio ao objetivismo em Portugal e ao interacionismo no Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
