ENSINO DE DANÇA EM PROGRAMAS NACIONAIS NO BRASIL E PORTUGAL

Autores

  • Maria João Alves Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal INET-MD, Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança.
  • Adriana de Faria Gehres Escola Superior de Educação Física - Universidade de Pernambuco
  • Elisabete Alexandra Pinheiro Monteiro Faculdade de Motricidade Humana - Universidade de Lisboa - Instituto de Etnomusicologia - Música e Dança
  • Lívia Tenorio Brasileiro Escola Superior de Educação Física - Universidade de Pernambuco http://orcid.org/0000-0002-5864-1148

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.64767

Palavras-chave:

Dança. Educação Física. Arte. Currículo.

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar os fundamentos do ensino da dança (GEHRES, 2008) nos programas nacionais do Brasil e de Portugal. No Brasil, selecionamos os Parâmetros e Orientações Curriculares em Educação Física e em Arte; em Portugal, os Programas de Educação Física e a Proposta alternativa para o ensino da dança no ensino fundamental II. Levando em conta o objetivo da pesquisa, optamos por realizar uma investigação filosófica do tipo analítica que, como nos diz Thomas e Nelson (2002), visa à investigação crítica, ao estudo dos fatos e à síntese das variáveis, procurando analisar o material existente a partir um modelo teórico viável. A investigação dos documentos orientadores dos dois países revelou a predominância em ambos os países de propostas subjetivistas. Contudo, foi observado que Portugal e Brasil divergiam no privilégio ao objetivismo em Portugal e ao interacionismo no Brasil.

 

 

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Biografia do Autor

Maria João Alves, Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal INET-MD, Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança.

Professora Auxiliar na Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa, Área da Dança. Departamento de Educação, Ciências Sociais e Humanidades, ,

Adriana de Faria Gehres, Escola Superior de Educação Física - Universidade de Pernambuco

Possui graduação em Licenciatura Em Educação Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1988), graduação em Licenciatura em Dança pela Faculdade de Motricidade Humana (1999), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (1994) e doutorado em Curso de Doutouramento em Ciências da Motricidade Humana pela Universidade Técnica de Lisboa (2001). Atualmente é professor auxiliar convidado do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares e professor adjunto da Universidade de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Dança, atuando principalmente nos seguintes temas: dança, educação, educação especial, dança popular e corpo.

Lívia Tenorio Brasileiro, Escola Superior de Educação Física - Universidade de Pernambuco

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2009) e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2001). Graduada em Licenciatura em Educação Física e Técnico em Desporto pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (1992). Atualmente é professora da Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco - UPE, atuando na área de Educação Física. Temas de pesquisa: educação física escolar, dança e educação física, currículo, prática pedagógica e produção do conhecimento. Coordenadora do Grupo de Estudos Etnográficos em Educação Física e Esporte - ETHNÓS. Professora do Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB na linha Prática Pedagógica e Formação Profissional em Educação Física 

Publicado

2017-06-21

Como Citar

ALVES, M. J.; GEHRES, A. de F.; MONTEIRO, E. A. P.; BRASILEIRO, L. T. ENSINO DE DANÇA EM PROGRAMAS NACIONAIS NO BRASIL E PORTUGAL. Movimento, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 489–502, 2017. DOI: 10.22456/1982-8918.64767. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/64767. Acesso em: 2 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais