A EPIDEMIA DE OBESIDADE NA ESPANHA: A RETÓRICA DO SEU DISCURSO E RISCOS POTENCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.59922Palavras-chave:
Obesidade. Epidemia. Estereotipagem. Promoção da saúde.Resumo
A obesidade tornou-se uma prioridade para as políticas de saúde pública na Espanha. Com base no aumento da prevalência foi classificada como uma epidemia. Apesar dessas afirmações, as investigações nem sempre parecem tão conclusivas. O objetivo deste artigo é analisar algumas das ‘verdades’ sobre a obesidade: a) que a obesidade está aumentando e é uma epidemia em Espanha; b) existe uma relação direta entre peso e saúde; e c) que a obesidade tenha uma consequência única em um desequilíbrio entre gasto e consumo de energia. Além disso, uma vez expressas as ideias sobre a epidemia da obesidade, a maneira exagerada e alarmista que ocorre pode ter consequências imprevisíveis sobre a saúde das pessoas; um segundo objetivo é delinear alguns dos possíveis riscos dessas práticas de comunicação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
