APRENDER A ENSINAR: A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO PRIMÁRIA E INFANTIL

Autores

  • Juana M. Sancho-Gil Universidad de Barcelona
  • José Miguel Correa-Gorospe Universidad del Pais Vasco (UPV/EHU)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.58298

Palavras-chave:

Desenvolvimento de pessoal. Docentes. Aprendizagem baseada em problemas. Ensino fundamental e médio

Resumo

O estudo sobre a construção da identidade do professor nos últimos vinte anos destacou a importância da formação e das primeiras experiências docentes para o processo de aprender a ser professor. As evidências identificadas por meio da análise de 23 microetnografías e de 13 grupos focais, nos quais participaram um total de 88 professores, sete deles especialistas em Educação Física, nos permitiram explorar os componentes dos macro, meso e microsistemas em que os professores interagem e atribuem sentido ao seu aprender a ensinar e a como eles têm se constituído como professores. A discussão e a contextualização das experiências dos professores em relação a: (a) a entrada em formação, (b) a experiência da formação inicial e continuada, (c) o conceito de conhecimento e aprendizagem e (d) como eles têm aprendido a ensinar colocam em evidência a complexidade que implica ser docente hoje e nos possibilita elaborar recomendações para a melhoraria da formação e da inserção nas escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juana M. Sancho-Gil, Universidad de Barcelona

D. Didàctica i Organització Educativa    
Universitat de Barcelona
Spain              

                         
http://fint.doe.d5.ub.es/indagat-web
http://www.cecace.org

Publicado

2015-12-12

Como Citar

SANCHO-GIL, J. M.; CORREA-GOROSPE, J. M. APRENDER A ENSINAR: A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO PRIMÁRIA E INFANTIL. Movimento, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 471–484, 2015. DOI: 10.22456/1982-8918.58298. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/58298. Acesso em: 7 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais