O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA MEDIANTE O ENFOQUE EDUCATIVO CLIL: A RESOLUÇÃO DOS DILEMAS PROFISSIONAISS SURGIDOS DURANTE UM PROCESSO DE PESQUISA-AÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.46307Palavras-chave:
Aprendizagem. Tomada de decisões. Autonomia profissional. Língua estrangeiraResumo
O presente artigo aborda a resolução de dois dilemas profissionais surgidos durante um estudo de investigação/ação relativo ao ensino-aprendizagem da educação física mediante o enfoque educativo AICLE/CLIL, ou seja, aprendizagem integrada de conteúdos e língua estrangeira. A informação é coletada através de diários, gravações de vídeo e observação externa durante a aplicação de um programa de educação física em CLIL a um grupo de 27 alunos do nível fundamental. Nos resultados se identificam e se citam provas para descrever dois dilemas: tarefas atrativas versus tarefas efetivas e tarefas equilibradas versus tarefas desequilibradas. Na discussão se explica o processo da resolução do dilema e se examinam suas implicações na didática da educação física. Finalmente, se reconceitualiza a natureza do problema e se estabelece um marco de trabalho que facilita o desenho de conjuntos equilibrados de tarefas de educação física na CLIL.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
