O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA MEDIANTE O ENFOQUE EDUCATIVO CLIL: A RESOLUÇÃO DOS DILEMAS PROFISSIONAISS SURGIDOS DURANTE UM PROCESSO DE PESQUISA-AÇÃO

Autores

  • Josep Coral Universitat Autònoma de Barcelona
  • Teresa Lleixà Universitat de Barcelona

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.46307

Palavras-chave:

Aprendizagem. Tomada de decisões. Autonomia profissional. Língua estrangeira

Resumo

O presente artigo aborda a resolução de dois dilemas profissionais surgidos durante um estudo de investigação/ação relativo ao ensino-aprendizagem da educação física mediante o enfoque educativo AICLE/CLIL, ou seja, aprendizagem integrada de conteúdos e língua estrangeira. A informação é coletada através de diários, gravações de vídeo e observação externa durante a aplicação de um programa de educação física em CLIL a um grupo de 27 alunos do nível fundamental. Nos resultados se identificam e se citam provas para descrever dois dilemas: tarefas atrativas versus tarefas efetivas e tarefas equilibradas versus tarefas desequilibradas. Na discussão se explica o processo da resolução do dilema e se examinam suas implicações na didática da educação física. Finalmente, se reconceitualiza a natureza do problema e se estabelece um marco de trabalho que facilita o desenho de conjuntos equilibrados de tarefas de educação física na CLIL.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josep Coral, Universitat Autònoma de Barcelona

Facultat d'Educació

Lecturer – CLIL consultant
DDEMC - Physical Education Unit - Office 154-B

Teresa Lleixà, Universitat de Barcelona

Facultat de Formació del Professorat

Departament de Didàctica de l'Expressió Musical i Corporal

Publicado

2014-09-26

Como Citar

CORAL, J.; LLEIXÀ, T. O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA MEDIANTE O ENFOQUE EDUCATIVO CLIL: A RESOLUÇÃO DOS DILEMAS PROFISSIONAISS SURGIDOS DURANTE UM PROCESSO DE PESQUISA-AÇÃO. Movimento, [S. l.], v. 20, n. 4, p. 1447–1472, 2014. DOI: 10.22456/1982-8918.46307. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/46307. Acesso em: 1 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais