EDUCAÇÃO DO CORPO E POLÍTICA: CONCEPÇÕES DE RAÇA, EUGENIA E HIGIENE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ARGENTINA

Autores

  • Eduardo Lautaro Galak Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG), Faculdade de Educação. Belo Horizonte, Mg, Brasil. Universidad Nacional de La Plata (UNLP).Programa de Pós-graduação em Ciencias Sociais. La Plata, Argentina. Universidad Nacional de Avellaneda (UNDAV). Licenciatura en Actividad Física y Deporte. Avellaneda, Argentina.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.46138

Palavras-chave:

corpo – política– eugenia (ciência) – educação

Resumo

A relação entre o corpo e a política é central na história das sociedades. Neste caso específico, essa relação é pensada nos discursos que fazem as políticas estatais centralizadas na Argentina sobre a Educação Física, a partir repensar historicamente as concepções em torno da ideia de como educar os corpos para melhorar a raça. Para isso, se analisam a passagem das retóricas higienistas do século XIX e início do século XX para as interpretações eugênicas da década de 1920 e 1930, e como isso configura alguns dos argumentos das práticas disciplinares atuais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Lautaro Galak, Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG), Faculdade de Educação. Belo Horizonte, Mg, Brasil. Universidad Nacional de La Plata (UNLP).Programa de Pós-graduação em Ciencias Sociais. La Plata, Argentina. Universidad Nacional de Avellaneda (UNDAV). Licenciatura en Actividad Física y Deporte. Avellaneda, Argentina.

Professor em Educação Física pela Universidad Nacional de La Plata (2006), Mestre em Educação Corporal (2010) e Doutor em Ciências Sociais (2012) pela mesma instituição. Bolsista de posdoutorado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES, Brasil), na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, Brasil). O projecto se titula: " Cuerpo , sujeto y política en la educación de los cuerpos argentina y brasilera: eugenesia y Educación Física entre las décadas de 1920 y 1930". Membro, desde 2006, do Grupo de Estudios en Educación Corporal (CICES/UNLP), onde atua, principalmente, em atividades de pesquisa e orientação. Também é membro, desde 2010, do Grupo de Estudios Sociales sobre las Emociones y los Cuerpos (IIGG/UBA), onde atua em atividades de pesquisa; e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC/CNPq), onde atua em atividades de pesquisa. Atualmente é professor Adjunto do Departamento de Atividades Físicas e Esportivas da Universidad Nacional de Avellaneda (UNDAV). Também é professor dos Programas de Pós-graduação em Educação Corporal e Ayudante do Departamento de Educação Física da Universidad Nacional de La Plata (UNLP)

Publicado

2014-10-26

Como Citar

GALAK, E. L. EDUCAÇÃO DO CORPO E POLÍTICA: CONCEPÇÕES DE RAÇA, EUGENIA E HIGIENE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ARGENTINA. Movimento, [S. l.], v. 20, n. 4, p. 1543–1562, 2014. DOI: 10.22456/1982-8918.46138. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/46138. Acesso em: 18 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais