ESTADIO DO MARACANÃ NA MEMÓRIA DE SEUS FREQUENTADORES
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.43624Palavras-chave:
Memória. Futebol. Maracanã. Frequentadores.Resumo
O Estádio do Maracanã, na relação com seus frequentadores, é tema deste estudo. Nosso objetivo é identificar as memórias de torcedores sobre o Maracanã e analisar os significados dessas memórias. A análise privilegia aspectos, que contribuíram para a construção desse estádio-símbolo. O referencial teórico é da abordagem psicossocial da memória, formulada por Sá (2005, 2007). Pautamo-nos pela análise do conteúdo (BARDIN, 2011). Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas com frequentadores assíduos do Maracanã, torcedores de Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo. Os resultados apontam para singularidades construídas na relação entre os frequentadores do Maracanã, que transitam pela arquitetura do estádio, pelas emoções vivenciadas a cada dia de jogo e pelo sentimento de pertencimento, estabelecido no decurso do tempo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
