POR UMA HISTÓRIA COMPARADA DO ESPORTE: POSSIBILIDADES, POTENCIALIDADES E LIMITES
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.3562Palavras-chave:
Esporte. História. Historiografia.Resumo
Depois de muitos anos em que a produção brasileira esteve limitada a poucas referências, a partir da década de 1990 é possível observar um aumento exponencial do número de estudos históricos que têm como objetos de investigação as práticas corporais institucionalizadas, entre as quais o esporte. Uma característica marcante observada nessa produção é que normalmente trata-se de estudos locais ou regionais. Este artigo objetiva refletir sobre as possibilidades, potencialidades e limites do método da História Comparada para ampliar as contribuições dos estudos históricos relacionados ao esporte. Espera-se que possa contribuir para problematizar o atual estágio de nossa produção historiográfica, apresentando alternativas que podem dar continuidade ao processo de qualificação de nossas investigações, e mesmo ampliar o diálogo com a comunidade científica internacional.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-04-17
Como Citar
MELO, V. A. de. POR UMA HISTÓRIA COMPARADA DO ESPORTE: POSSIBILIDADES, POTENCIALIDADES E LIMITES. Movimento, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 11–41, 2008. DOI: 10.22456/1982-8918.3562. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/3562. Acesso em: 28 maio. 2023.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
