O CAMINHO-VIA MARCIAL NO CINEMA JAPONÊS: ESTUDOS SOBRE A REPRESENTAÇÃO DO BUDŌ EM SANSHIRO SUGATA E KURO OBI
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.32665Keywords:
Budō. Cinema. Modernidade. Lutas. Japão.Abstract
Este trabalho objetiva realizar uma reflexão sobre a presença do Budō no cinema japonês. Para tal, escolheu-se a metodologia de análise de filmes proposta por Penafria (2009). Como procedimento complementar, foram escolhidas duas obras cinematográficas japonesas de distintos momentos: Sanshiro Sugata (1943) e Kuro Obi (2007), mas que retratam o período histórico de intensas transformações desta sociedade, demarcados pelo período Meiji (1868-1912), Taishō (1912-1926) e Shōwa (1926 até o presente). Diante da apropriação parcial, centrada na dimensão técnica-estética das práticas marciais orientais, considerou-se que estas obras demonstram os princípios éticos-filosóficos presentes no judō e karate dō formados pela religiosidade e moralidade que sustentavam a sociedade japonesa daquele período e que legitimam os elementos constituintes da identidade nacional deste país.Downloads
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Published
2013-04-08
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SOUSA, M. F. de. O CAMINHO-VIA MARCIAL NO CINEMA JAPONÊS: ESTUDOS SOBRE A REPRESENTAÇÃO DO BUDŌ EM SANSHIRO SUGATA E KURO OBI. Movimento, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 327–345, 2013. DOI: 10.22456/1982-8918.32665. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/32665. Acesso em: 1 jul. 2025.
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