HUMILHAÇÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA E FORMAÇAO SUPERIOR EM ACTIVIDADE FÍSICA E CIÊNCIAS DO DESPORTO: UMA AUTOETNOGRAFIA MODERADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.111554

Palavras-chave:

Atividade motora. Emoções manifestas. Sexismo. Educacão.

Resumo

Em Educação Física, os estudantes com baixas capacidades motoras podem ser humilhados. A humilhação é frequentemente silenciada por aqueles que a sofrem. Este artigo traz à luz e reflete sobre os sentimentos de humilhação de uma estudante de Actividade Física e Ciências do Desporto (CCAFD). Para tal, a estudante oferece uma história autoetnográfica que representa as suas experiências de uma forma semificcional. Dentro do espectro autoetnográfico, é adotada uma posição moderada. Depois de justificar esta posição, o artigo apresenta algumas reflexões sobre como o campo da Educação Física e esportes, e em particular os estudos do CCAFD, geram práticas e sentimentos de humilhação. O papel de duas ideologias presentes na Educação Física é destacado: a ideologia do desempenho e o sexismo. O artigo conclui salientando a necessidade de encorajar uma sensibilidade ideológica que permita a consideração de aspectos didácticos, organizacionais e avaliativos das práticas físico-educacionais sob a perspectiva da humilhação.

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Biografia do Autor

Víctor Pérez-Samaniego, Universidad de Valencia, Facultad de Ciencias de la Actividad Física y el Deporte, Valencia

Departament d'Educació Física i Esportiva

Publicado

2021-07-12

Como Citar

OLIVER, M.; PÉREZ-SAMANIEGO, V.; MONFORTE, J. HUMILHAÇÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA E FORMAÇAO SUPERIOR EM ACTIVIDADE FÍSICA E CIÊNCIAS DO DESPORTO: UMA AUTOETNOGRAFIA MODERADA. Movimento, [S. l.], v. 27, p. e27036, 2021. DOI: 10.22456/1982-8918.111554. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/111554. Acesso em: 2 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais