O uso de Fóruns de Discussão para Incentivar a Interação em AVEA: Um estudo de caso no ensino superior

Autores

  • Natana Pereira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Janine De Lavechia Universidade Federal de Santa Catarina
  • Angelita Darela Mendes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fernando Spanhol Universidade Federal de Santa Catarina
  • Giovani Mendonça Lunardi Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.85218

Palavras-chave:

Fórum de discussão, Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem, Ferramenta Colaborativa, Blended Learning

Resumo

Devido mudanças na forma de construção do conhecimento, impulsionada pela onipresença dos recursos de Tecnologias da Informação e Comunicação, surge necessidade de novas metodologias de ensino e aprendizagem na educação superior. Assim, o artigo apresenta um estudo de caso, realizado em uma disciplina de abordagem mista (Blended Learning), de um curso do ensino superior. Tal abordagem caracteriza-se, de acordo com a taxonomia de Staker e Horn (2012), como modelo sala de aula invertida, do grupo rodízio. Após execução do estudo de caso, realizou-se coleta de dados por meio de um questionário eletrônico para, a partir de análise qualitativa, verificar o uso da ferramenta colaborativa fórum de discussão da plataforma educacional – Moodle. De acordo com os dados analisados, o uso da ferramenta colaborativa fórum, contribuiu na compreensão e identificação de conceitos e temáticas relacionados à disciplina, sendo tal tecnologia relevante para maior eficácia do modelo adotado em aula.

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Biografia do Autor

Natana Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Mestranda do curso de Tecnologias da Informação e Comunicação da Universidade de Santa Catarina.

Janine De Lavechia, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Mestrado no Programa de Pós-graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação (PPGTIC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Angelita Darela Mendes, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora visitante no programa de Pós-graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação -PPGTIC/UFSC. Licenciada em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), mestrado em Linguística e Letras - Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Educação, pela Universidade de São Paulo (2009).

Fernando Spanhol, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado e Mestrado em Midia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Graduação - Pedagogia pela UNOCHAPECO. Professor do Bacharelado em Tecnologia de Informação e Comunicação da UFSC/Ararangua e Professor na Pos-Graduaçao do PPEGC e PPGTIC da UFSC.

Giovani Mendonça Lunardi, Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-doutor em Filosofia (PPG Filosofia) pela Unisinos junto à Cátedra Unesco de Direitos Humanos. É professor associado e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação (PPGTIC). Foi coordenador das turmas de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à Segurança Pública e Direitos Humanos, em convênio UFSC-SENASP/MJ.

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Publicado

2018-12-31

Como Citar

PEREIRA, N.; DE LAVECHIA, J.; MENDES, A. D.; SPANHOL, F.; LUNARDI, G. M. O uso de Fóruns de Discussão para Incentivar a Interação em AVEA: Um estudo de caso no ensino superior. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 21, n. 3, 2018. DOI: 10.22456/1982-1654.85218. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/85218. Acesso em: 28 mar. 2024.