Desenvolvimento do Pensamento Computacional com Valores da Ética Hacker
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.68953Palavras-chave:
Pensamento Computacional, Ética Hacker, ScratchResumo
A introdução de conceitos de computação aos jovens é importante pelo seu caráter transversal às demais áreas do conhecimento. Com o objetivo de estimular o desenvolvimento do pensamento computacional, este artigo apresenta o design e a avaliação de uma oficina de Scratch realizada no Projeto Jovem Hacker. O Projeto busca maneiras de auxiliar na formação de jovens tendo como base a ética hacker, importante para orientar os alunos a ter um senso crítico e uma ética mais voltada ao compartilhamento de ideias e soluções de software. A oficina descrita poderá ser replicada em outros contextos em que o Scratch for utilizado e o material produzido poderá ser reutilizado e remixado em projetos similares.Downloads
Referências
AMIEL, T.; FEDEL, G. S.; ARANTES, F. L.; AGUADO, A. G. Dominando para não ser dominado: Autonomia tecnológica com o projeto jovem hacker. In: WORKSHOP INTERNACIONAL DE SOFTWARE LIVRE, 16., 2015, Porto Alegre. Anais..., p.1-13.
ARALDI, M. L. C.; MARTINS, A. R. Q.; TEIXEIRA, A. C. Pesquisa de uso da ética hacker na formação de estudantes do ensino fundamental. In: WORKSHOP INTERNACIONAL DE SOFTWARE LIVRE, 16., 2015, Porto Alegre. Anais..., p. 1–13.
ARANTES, F. L.; AMIEL, T.; FEDEL, G. Nos rumos da autonomia tecnológica – desafios e lições aprendidas para a formação de jovens. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 20., 2014, Dourados, MS. Anais..., p.1-10.
ARANTES, F. L.; FERREIRA, J. M. L. S. Uma dinâmica para ensino de conceitos fundamentais de programação. In: WORKSHOP DE ENSINO EM PENSAMENTO COMPUTACIONAL, ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO (WAlgProg), 1., 2015, Maceió. Anais..., p. 1-10.
AURELIANO, V. C. O.; TEDESCO, P. C. A. R. Ensino-aprendizagem de programação para iniciantes: uma revisão sistemática da literatura focada no SBIE e WIE. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 23., 2012, Rio de Janeiro. Anais... , p. 1–10.
BRENNAN, K.; RESNICK, M. New frameworks for studying and assessing the development of computational thinking. In: ANNUAL MEETING OF THE AMERICAN EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION, 2012, Vancouver, Canada. Proceedings…, p. 1–25.
CUNY, J.; SNYDER, L.; WING, J. M. Demystifying computational thinking for non-computer scientists. Unpublished manuscript in progress, 2010. Disponível em: http://www.cs.cmu.edu/~CompThink/resources/TheLinkWing.pdf. Acesso em: 23 jan. 2017.
FRANÇA, R. S.; AMARAL, H. J. C. Proposta metodológica de ensino e avaliação para o desenvolvimento do pensamento computacional com o uso do Scratch. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 19., 2013, Campinas. Anais..., p. 179–188.
FREE SOFTWARE FOUNDATION (FSF 2016a). Various Licenses and Comments about Them. 2016. Disponível em: https://www.gnu.org/licenses/license-list.en.html. Acesso em: 23 de jan. 2017
FREE SOFTWARE FOUNDATION (FSF 2016b). O que é o software livre? 2016. Disponível em: https://www.gnu.org/philosophy/free-sw.html. Acesso em: 23 de jan. 2017
HIMANEN, P. A ética dos Hackers e o espírito da era da informação: a diferença entre o bom e o mau hacker. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2001.
MALONEY, J.; RESNICK, M.; RUSK, N.; SILVERMAN, B.; EASTMOND, E. The Scratch programming language and environment. Transactions on Computers and Education, v. 10, n. 4, p.16:1-16:15, Nov. 2010.
PAPERT, S. Mindstorms: Children, Computers, and Powerful Ideas. New York: Basic Books, 1980.
RESNICK, M.; MALONEY, J.; MONROY-HERNÁNDEZ, A.; RUSK, N.; EASTMOND, E.; BRENNAN, K.; MILLNER, A.; ROSENBAUM, E.; SILVER, J.; SILVERMAN, B.; KAFAI, Y. Scratch: Programming for all. Communications of the ACM, v. 52, n. 11, p.60–67, Nov. 2009.
RICHTER, D.; ZO, H.; MARUSCHKE, M. A comparative analysis of open source software usage in Germany, Brazil, and India. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON COMPUTER SCIENCES AND CONVERGENCE INFORMATION TECHNOLOGY (ICCIT), 4., 2009, Washington, USA. Proceedings… IEEE Computer Society, 2009. p. 1403–1410.
RODRIGUEZ, C. L.; ZEM-LOPES, A. M.; MARQUES, L.; ISOTANI. S. Pensamento computacional: transformando ideias em jogos digitais usando o Scratch. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 21., 2015, Maceió, Brasil. Anais..., p. 1–10.
SCAICO, P.; DE LIMA, A.; AZEVEDO, S.; DA SILVA, J. B.; RAPOSO, E. H.; PAIVA, L. F.; ALENCAR, Y.; MENDES, J. P.; SCAICO, A. Ensino de programação no ensino médio: Uma abordagem orientada ao design com a linguagem Scratch. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 21, n. 02, p. 92–103, 2013.