Webprática: uma estratégia didática para encontros síncronos online

Autores

  • Igor Thiago Marques Mendonça Instituto Federal de Santa Catarina
  • Crislaine Gruber Instituto Federal de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0002-7212-1632
  • Caroline Lengert Instituto Federal de Santa Catarina
  • Douglas Paulesky Juliani Instituto Federal de Santa Catarina
  • Sabrina Bleicher Instituto Federal de Santa Catarina

Resumo

Este artigo apresenta de forma sistematizada as fases para criação e realização de aulas online usando uma estratégia didática denominada Webprática, que promove o protagonismo discente e auxilia os docentes na elaboração de aulas usando metodologias ativas. Desde 2018, quando as primeiras Webpráticas foram realizadas, efetivaram-se mais de oito mil participações nas Webpráticas, em cursos a distância de nível superior, de formação inicial e continuada e em treinamentos in company, bem como no apoio ao ensino presencial. As Webpráticas têm sido avaliadas pelos participantes por meio de um formulário online de respostas anônimas e os resultados mostram a sua aceitação com índices de satisfação superiores a 90%. Conclui-se que se trata de uma estratégia eficaz para aulas práticas na EAD ou em ambientes híbridos, que combina metodologias ativas com ensino online e que pode ser adotada por docentes de diferentes áreas que estejam buscando inovar em suas aulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-11-20

Como Citar

MARQUES MENDONÇA, I. T.; GRUBER, C.; LENGERT, C.; PAULESKY JULIANI, D.; BLEICHER, S. Webprática: uma estratégia didática para encontros síncronos online. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 26, n. 1, p. 99–109, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/132596. Acesso em: 1 mar. 2024.