Deleuze, Máquinas e Cyborgues

Autores

  • Maria Elizabeth Barros de Barros Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.23370

Resumo

O título desse número da Revista Informática na Educação: teoria & prática já indica o que nele é princípio: pensar em meio às tecnologias a emergência de novas idéias, cognição, percepções, aprendizagem, tempo, espaço, corpo, máquinas, subjetividade... Não persegue a produção das tradicionais relações homem-máquina que ora expressam análises ufanistas no que se refere ao progresso científico e tecnológico, ora um exagerado pessimismo que considera a tecnologia uma ameaça, uma dominação radical à vitalidade dos humanos, destacando-se sua subalternização à ideologia dominante. O propósito desse número é outro: não reduzir esse debate sobre a relação homem-técnica a um esquema de dominação. Os textos aqui apresentados constroem uma outra via de análise. Pensam com radicalidade a experiência da aprendizagem considerando-a como zona movediça entre caos e pensar. Modelo rizomático que não para de se forjar.

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Biografia do Autor

Maria Elizabeth Barros de Barros, Universidade Federal do Espírito Santo

Psicóloga, Professora Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo/UFES

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Publicado

2011-09-27

Como Citar

DE BARROS, M. E. B. Deleuze, Máquinas e Cyborgues. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 13, n. 2, 2011. DOI: 10.22456/1982-1654.23370. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23370. Acesso em: 29 abr. 2025.
Recebido 2011-09-27
Aceito 2011-09-27
Publicado 2011-09-27