Um Estudo Bibliográfico Sobre Tecnologias Assistivas Para Alunos com Deficiência Física Inseridos no Contexto Escolar

Autores/as

  • Caroline Penteado de Assis Universidade Federal de São Carlos
  • Maria Amélia Almeida Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.21470

Palabras clave:

Tecnologia Assistiva, Sala de Recursos Multifuncionais. Deficiência Física

Resumen

Este estudo tem o objetivo de elencar a partir do conhecimento produzido pelas publicações da Secretaria de Educação Especial, que recursos de tecnologia assistiva destinados a inclusão escolar de alunos com deficiência física são descritos e verificar se estes recursos estão contemplados na proposta da composição das salas referentes ao Programa de Implementação das Salas de Recursos Multifuncionais proposto pelo Ministério da Educação do Brasil. A partir de critérios específicos para seleção de palavras chave selecionaram-se 19 ocorrências que atendiam os critérios da pesquisa. Para coleta de dados foi utilizado um protocolo para caracterizar e categorizar o material bibliográfico selecionado. Os dados foram analisados com base nos procedimentos quantitativos e comparativos. Constatou-se que a maioria dos recursos descritos nas bibliografias não estavam contemplados na proposta de composição dessas salas.

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Biografía del autor/a

Caroline Penteado de Assis, Universidade Federal de São Carlos

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4249649J6

Maria Amélia Almeida, Universidade Federal de São Carlos

buscatextual/visualizacv.do?id=K4797738E5

Publicado

2012-12-21

Cómo citar

DE ASSIS, C. P.; ALMEIDA, M. A. Um Estudo Bibliográfico Sobre Tecnologias Assistivas Para Alunos com Deficiência Física Inseridos no Contexto Escolar. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2012. DOI: 10.22456/1982-1654.21470. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/21470. Acesso em: 24 jun. 2025.
Recibido 2011-07-13
Aceptado 2012-12-03
Publicado 2012-12-21