Um Estudo Bibliográfico Sobre Tecnologias Assistivas Para Alunos com Deficiência Física Inseridos no Contexto Escolar

Authors

  • Caroline Penteado de Assis Universidade Federal de São Carlos
  • Maria Amélia Almeida Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.21470

Keywords:

Tecnologia Assistiva, Sala de Recursos Multifuncionais. Deficiência Física

Abstract

Este estudo tem o objetivo de elencar a partir do conhecimento produzido pelas publicações da Secretaria de Educação Especial, que recursos de tecnologia assistiva destinados a inclusão escolar de alunos com deficiência física são descritos e verificar se estes recursos estão contemplados na proposta da composição das salas referentes ao Programa de Implementação das Salas de Recursos Multifuncionais proposto pelo Ministério da Educação do Brasil. A partir de critérios específicos para seleção de palavras chave selecionaram-se 19 ocorrências que atendiam os critérios da pesquisa. Para coleta de dados foi utilizado um protocolo para caracterizar e categorizar o material bibliográfico selecionado. Os dados foram analisados com base nos procedimentos quantitativos e comparativos. Constatou-se que a maioria dos recursos descritos nas bibliografias não estavam contemplados na proposta de composição dessas salas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Caroline Penteado de Assis, Universidade Federal de São Carlos

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4249649J6

Maria Amélia Almeida, Universidade Federal de São Carlos

buscatextual/visualizacv.do?id=K4797738E5

Published

2012-12-21

How to Cite

DE ASSIS, C. P.; ALMEIDA, M. A. Um Estudo Bibliográfico Sobre Tecnologias Assistivas Para Alunos com Deficiência Física Inseridos no Contexto Escolar. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2012. DOI: 10.22456/1982-1654.21470. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/21470. Acesso em: 24 jun. 2025.
Received 2011-07-13
Accepted 2012-12-03
Published 2012-12-21