ZeroMath: Um aplicativo para o auxílio no ensino e aprendizagem de zero de funções
DOI:
https://doi.org/10.22491/1982-1654.138929Palavras-chave:
Métodos Numéricos, Zero de Funções, Aplicativo educacional, Gráficos InterativosResumo
O ensino-aprendizagem da matemática sempre apresentou dificuldades tanto para alunos quanto para professores. O uso de recursos tecnológicos tem ajudado a mitigar tais dificuldades. Este artigo apresenta a proposta do desenvolvimento de um aplicativo para auxiliar o ensino de Zeros de Funções. Devido à dificuldade de muitos estudantes no ensino superior em compreender o assunto, a proposta visa simplificar e esclarecer os processos envolvidos na resolução de equações por métodos numéricos. Para o desenvolvimento do aplicativo, foram coletadas informações sobre os métodos Bisseção, Secante, Falsa Posição, Newton-Raphson e Ponto Fixo. O aplicativo foi desenvolvido com Flutter e utiliza bibliotecas para realizar os cálculos e fazer a exibição dos gráficos interativos de cada equação, permitindo que o aluno possa de fato compreender a resolução de tais métodos. Os resultados mostram que o aplicativo é capaz de realizar os cálculos e exibir de maneira detalhada dados relevantes sobre as equações e suas raízes.
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Publicado 2025-01-15