ZeroMath: Um aplicativo para o auxílio no ensino e aprendizagem de zero de funções

Autores

  • João Pedro Nascimento da Silveira Universidade Federal de Rondônia
  • Lucas Marques da Cunha Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.22491/1982-1654.138929

Palavras-chave:

Métodos Numéricos, Zero de Funções, Aplicativo educacional, Gráficos Interativos

Resumo

O ensino-aprendizagem da matemática sempre apresentou dificuldades tanto para alunos quanto para professores. O uso de recursos tecnológicos tem ajudado a mitigar tais dificuldades. Este artigo apresenta a proposta do desenvolvimento de um aplicativo para auxiliar o ensino de Zeros de Funções. Devido à dificuldade de muitos estudantes no ensino superior em compreender o assunto, a proposta visa simplificar e esclarecer os processos envolvidos na resolução de equações por métodos numéricos. Para o desenvolvimento do aplicativo, foram coletadas informações sobre os métodos Bisseção, Secante, Falsa Posição, Newton-Raphson e Ponto Fixo. O aplicativo foi desenvolvido com Flutter e utiliza bibliotecas para realizar os cálculos e fazer a exibição dos gráficos interativos de cada equação, permitindo que o aluno possa de fato compreender a resolução de tais métodos. Os resultados mostram que o aplicativo é capaz de realizar os cálculos e exibir de maneira detalhada dados relevantes sobre as equações e suas raízes.

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Publicado

2025-01-15

Como Citar

NASCIMENTO DA SILVEIRA, J. P.; MARQUES DA CUNHA, L. ZeroMath: Um aplicativo para o auxílio no ensino e aprendizagem de zero de funções. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 27, n. 2, 2025. DOI: 10.22491/1982-1654.138929. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/138929. Acesso em: 24 jun. 2025.
Recebido 2024-03-02
Aceito 2024-05-28
Publicado 2025-01-15