Similaridade de Papéis Entre Professor-Tutor e Aluno em Cursos a Distância

Autores/as

  • Paula Patrícia Barbosa Ventura

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.51199

Palabras clave:

Similaridade de papéis, Educação a Distância, Comunidade Virtual de Aprendizagem Formal

Resumen

Esse estudo teve como objetivo investigar a similaridade de papéis desempenhados por professor-tutor e aluno em contextos a distância. A pesquisa foi realizada com 18 alunos do terceiro semestre do curso de Graduação semipresencial em Letras-Português de uma Universidade Federal, uma parceria com a Universidade Aberta do Brasil, no semestre 2008/2. Utilizou-se como método de pesquisa o etnográfico e os princípios da etnografia virtual. Os resultados obtidos validaram os papéis já encontrados na literatura e possibilitaram elencar outros que ainda não estavam propostos. Esses papéis se manifestaram especificamente nos espaços formais de aprendizagem.

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Biografía del autor/a

Paula Patrícia Barbosa Ventura

Mestre em Educação, com ênfase em Tecnologias Digitais na Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Informática Educativa (UFC) e Graduada em Pedagogia (UFC).

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Publicado

2015-07-29

Cómo citar

VENTURA, P. P. B. Similaridade de Papéis Entre Professor-Tutor e Aluno em Cursos a Distância. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 18, n. 1, 2015. DOI: 10.22456/1982-1654.51199. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/51199. Acesso em: 10 may. 2025.
Recibido 2014-10-26
Aceptado 2015-04-28
Publicado 2015-07-29